sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O Lado Bom da Vida - 2013

Direção: David O. Russel
Gênero: Drama\Comédia\Romance
Origem: EUA
Formato: Rmvb
Legendas: Pt-Br


Olá todos vocês! Bem, andei sumido daqui mas volto a fazer minhas resenhas no Cinepub. Vou dar minha opinião (e recomendação.) dessa bela obra atual. Vamos lá.



Drama com humor, mostrando as facetas dos infortúnios.
Olha, é um caso difícil de achar hoje em dia. Um drama humano e assistível que não recorra ao banal e na onda besteirol que ronda filmes que querem bilheteria. Distribuído pela Paris Filmes, "O Lado Bom a Vida" é mais que um "feel good movie". É um retrato agradável e pessoas com problemas psiquiátricos com toques e carisma e de... normalidade. E se deve a duas coisas: A direção de David O. Russel, que já provou a que veio com "O Vencedor" e ao seu elenco sensacional.
 
Bradley Cooper (Se Beber Não Case e Sem Limites) interpreta Pat Solitano, um sujeito bipolar que teve uma crise que quase resultou na morte de alguém. Jennifer Lawrence (Inverno da Alma e X-Men - Primeira Classe) vive Tiffany, mulher agressiva, com dificuldade em superar a morte absurda de seu marido. Ainda que se estranhem inicialmente, ambos se encontram graças a amigos em comum e começam um projeto de mútuo benefício.

 
A situação do filme é séria. Em nenhum momento nós vemos deboche ou escárnio. Mas vemos as ironias e as situações que naturalmente essas mazelas acarretam. Assim como o título nacional (Que por milagre não se contradiz com o filme.) o filme mostra essas pessoas problemáticas e como elas tentam, mesmo que com dificuldade, buscar o lado bom de tudo.

 
A direção e David O. Russel é acertada, ele tem se provado um diretor bem humano em seus temas, e sabe tirar as melhores nuances das situações. Assim como de seus atores, que já pela segunda vez, desde "O Vencedor" tem suas melhores performances. Os giros e câmera, e seus closes e distanciamentos seriam bem piegas se ele não montasse um cenário para que nada fosse desperdiçado.

 
Bradley Cooper prova do que é capaz como Pat. Cheio de trejeitos leves, mas que indicam a desconfiança e a aflição de seu personagem. E Jennifer Lawrence tem um papel forte que brilha tanto quanto sua beleza. Na verdade fica um bom contraste já que o talento exala de seu rosto. Como o filme é basicamente focado na interpretação deles, a interação é ótima e tem uma liga muito convincente. Ambos tiveram merecias indicações ao Oscar e Globo de Ouro.

 
Outra grata surpresa (Também indicada.) é a do grande Robert DeNiro como o pai de Pat. O mestre mostra que quando quer, ainda é quem ensina os críticos o parâmetro de boa e má atuação. Supersticioso e visivelmente com TOC. Assim como o sumido Chris Tucker, ele dá grandes momentos ao filme e tem sua sempre bem-vinda presença de tela.
Para concluir, "O Lado Bom da Vida" é uma comédia dramática com uma pegada artística de alto nível e que causa um resultado entre seus protagonistas que eu não via desde "Melhor É Impossível" com Jack Nicholson e Helen Hunt. Com certeza é algo que vai perdurar no gênero e na atualidade. Uma grata surpresa.

Bom Filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário