sábado, 16 de fevereiro de 2013

Detona Ralph - 2013

Direção: Rich Moore
Gênero: Aventura, Animação e Comédia
Origem: EUA
Duração: 109 minutos 
Formato: AVI
Áudio: Português e Inglês
Legendas: Português



Olá pessoal! Sou Thiago Ramos e essa é minha primeira resenha para o blog CinePub Café. É um grande prazer e alegria fazer parte dessa família que ama assistir a bons filmes e compartilhar essas experiências com os leitores.

Resolvi escolher um lançamento recente da animação criado pela Walt Disney Animation Studios, o filme Detona Ralph. Recentemente tive a oportunidade de assisti-lo na telona do cinema. Confesso que estava muito ansioso por transportar a uma época de ouro dos games dos anos 80 e 90.



Logo de cara vemos um fato inédito na história de filmes da franquia Disney. Aquela famosa abertura clássica é exibida dessa vez em formato 8 bits. Uma grande sacada antes mesmo de começar a história.

O personagem Ralph é um vilão de videogame e faz parte do jogo Conserta Felix Jr. (Fix It Felix Jr.). Ele sempre tem a função de destruir o prédio onde moram os gentilândios. O herói do jogo Conserta Felix Jr. tem a missão de consertar tudo e salvar o dia para alegria de seus moradores. Esse jogo é feito todo em 8 bits e sinceramente será um grande colírio para os olhos daqueles amantes de gemes que vivenciaram essa época. 

Logo surge um questionamento por parte de Ralph que consiste em perguntar a si mesmo se realmente vale à pena continuar sendo vilão. Somos realmente felizes com nossas escolhas e com a vida que levamos, principalmente com relação ao nosso trabalho? Esse dilema nos faz pensar assim como Ralph e faz com que a ficção do filme ganhe traços reais fora das telas.

Ralph continua sua jornada no filme e freqüenta uma reunião para vilões anônimos, onde somos transportados novamente a relembrar grandes vilões dos games clássicos. Lá temos Zangief, um dos vilões em Street Fighter na versão do jogo lançada em 1987. Ainda temos Dr. Eggman vilão do jogo Sonic, Mister Bison de Street Fighter, Bowser do Super Mario, Kano do Mortal Kombat, Neff de Altered Beast entre outros que formam um círculo e compartilham suas experiências no fato de ser um vilão no seu respectivo jogo. Muito bem sacada essa idéia. A melhor parte fica por conta do lema que os vilões falam nessa reunião. 

“Eu sou mau e isso é bom. Nunca serei bom e isso não é mau. Não há ninguém que eu queria ser além de mim.”

E os heróis? Vemos muitos outros ao longo do filme. Basta estar atento e prestar atenção para se deparar com muitos deles em diversos momentos como a famosa dupla Ryu & Ken do Street Fighter, Sonic, entre outros. E cadê o Mario? Infelizmente não foi possível levá-lo ao filme já que a sairia muito caro para a Disney incluí-lo na trama. 

A história segue e Ralph resolve sair do seu próprio game e conquistar sua própria medalha em outro jogo, a fim de mudar sua imagem e reputação de vilão. Logo ele consegue entrar no lugar de um soldado no jogo Missão de Herói (Hero´s Duty) num visual tremendamente realístico que lembra as famosas franquias Call of Duty e principalmente Halo. É um jogo de tiro com armas luminosas onde ele tem a missão de ajudar a heroína Sargento Calhoun na batalha contra os insetrônicos que são os invasores alienígenas do game. 

Mais tarde ele entra em um outro jogo chamado de Corrida Doce (Sugar Rush) que faz uma grande homenagem ao clássico da Nintendo, o game Mario Kart. As corridas são realizadas com carros de Kart em pistas feitas de doces, biscoitos e outros tantos doces que consistem ainda na população, construções e bens naturais que representam o jogo. Com toda certeza, encontrará e se lembrará de muitas guloseimas. Uma das mais hilárias e criativas é ver os soldados do rei doce feitos de biscoito do tipo Negresco, cães feitos de cachorro quente, enfim é diversão garantida. 

Nesse jogo ele encontra uma das personagens mais cativantes criadas nos filmes de animação com seu jeito irresistivelmente único e muito engraçado. Vanellope Von Schweetz que inicialmente é um bug do jogo e ao desenrolar da trama entendemos o porquê disso. O sonho dela é correr e vencer uma corrida. A maior parte do filme se passa nesse jogo, onde vemos Ralph e Vanellope interagindo de diferentes formas. 

Detona Ralph traz incrivelmente 188 personagens únicos e individuais que se passam em 70 cenários diferentes. Isso estabeleceu um novo recorde com relação às produções anteriores da Disney. Outros filmes tinham entre 40 e 60 personagens contando com 25 cenários. 

Uma palavra em especial representa o filme claramente e ela se chama “Nostalgia”. Temos essa sensação durante a exibição de todo filme, principalmente para os espectadores que tiveram sua infância vivida nas décadas de 80 e 90 e jogavam de alguma forma nas máquinas de fliperama. Os adultos entenderão essa sensação melhor do que qualquer criança e adolescente que não viveu essa época. Por outro lado é uma grande oportunidade para os jovens entenderem melhor esse universo dos jogos clássicos e porque não, saciando sua curiosidade jogando-os.

O final do filme é sensacional. Veja todos os créditos, pois é imperdível a maneira como foram muito bem feitos.

Sinceramente não tenho pontos negativos para falar do filme. Detona Ralph entrou facilmente para a lista das melhores animações que já assisti e que já foram criadas na história do cinema mundial. Um filme rico em criatividade e profissionalismo por parte de cada detalhe apresentado ao espectador, mantendo um respeito muito grande aos jogadores (gamers) de todas as épocas. A Disney está de parabéns! Estou torcendo e muito para que o filme vença ao Oscar de melhor animação do qual foi indicado. Torço ainda para que ele ganhe uma continuação.

É um ótimo filme para ser assistido tanto em família quando da forma individual. Então separe logo a pipoca e refrigerante, pois a diversão está garantida!

DOWNLOAD (rmvb legendado)

Um comentário: