domingo, 20 de janeiro de 2013

eXistenZ - 1999


NOME ORIGINAL: eXistenZ
DIRETOR: David Cronenberg
ORIGEM: Canadá, Reindo Unido
GÊNERO: Ficção Científica, Ciberpunk, Suspense
ÁUDIO: Inglês
LEGENDA: Pt-Br
DURAÇÃO: 97 Min
FORMATO: Mkv (sugiro fazer o download do plugin K-Lite ou Divx)
TAMANHO: 462 MB




Olá galera do Cinepub, estava olhando minha lista de favoritos no Filmow e decidi trazer um longa com estilo Ciberpunk, que com um roteiro impressionante e uma narrativa visual muito aquém do que se espera, torna-se um clássico no estilo. Trata-se de eXistenZ, assinado por David Cronenberg (já conhecido por produções como Mistérios e Paixões, Na Hora da Zona Morta e seu recente trabalho, Método Perigoso).


Explicando um pouco o estilo da narrativa, o CiberPunk é um subgênero de Ficção Científica que se ambienta num futuro paralelo, sempre representado por robôs, naves, cidades urbanizadas “em processo de decomposição” de tanto lixo eletrônico produzido. Acho fascinante também a construção visual desse tipo de filme, se bem feita, temos produções inesquecíveis como Blade Runner, Fahrenheit 451, Duna, Não me Abandone Jamais, Matrix... Enfim, muitas referências desse subgênero que eu rasamente explicitei para vocês.


Voltando ao longa, eXistenZ é uma produção do final da década de 90, que conta a estória de um futuro onde as pessoas conseguem ser inseridas nos jogos como uma realidade paralela a elas. Nesse meio, uma designer de jogos de realidade virtual, Allegra Geller, criadora de mais um revolucionário jogo chamado eXistenZ, está sendo perseguida por um grupo de rebeldes que não aceitam essa evolução, e quando ela e seu guarda-costas notam que um vírus foi inserido na codificação do jogo, eles tem entrar para salvar essa dimensão, mesmo não sabendo quais os objetivos dos jogadores no jogo e suas ambições fora dele. 


Numa brincadeira do que é real ou não e quem você deve ser/interpretar em determinadas ocasiões, cada qual com seus próprios objetivos, David Cronenberg nos traz mais um universo que pede pra ser explorado por todas suas regras e sua visualidade rica em detalhes construindo uma uniformidade entre arte e narrativa. Além disso, mais uma coisa que faz ter vontade de assistir, (é claro, se você gosta do diretor) tem todas as características de um filme do Cronenberg, a paleta de cores, os adereços um tanto quanto nojentos, as personagens sólidas, o controle do ritmo cena a cena, os jogos mentais que se desenvolvem, infinitos detalhes que depois de 10 minutos te dizem quem é o diretor.



Essa é minha dica para o fim do domingo, ótimo filme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário