quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Um dia de Cão - 1975

Cineasta: Sidney Lumet
Origem: Estados Unidos
Gênero: Drama/Policial
Formato: Rmvb
Áudio: Dublado


Salve, salve!! Não vamos deixar o barco afundar novamente, portanto vamos ao post de hoje.

Um Dia de Cão é um drama policial muito bem elaborado, simples a olho cru, aliás foi o que eu pensei a principio, contudo depois que parei para analisar todo o trabalho psicologico elaborado em torno dos personagens, e a atmosfera carregada e drámatica que conseguiu atingir, compreendi a necessidade de transmitir isso para o blog. Vamos a sinopse comentada.

O filme é baseado em uma história real de 1972. Sonny (Al Pacino) e Sal (John Cazale), são dois homens normais sem experiência em crimes que sobre forte pressão psicológica de acontecimentos particulares (principalmente Sonny) entram em um banco e o assaltam, sem nunca ter a mínima noção do que estão fazendo exatamente. O que era para durar apenas alguns minutos estende-se por várias e várias complicadas horas, com direito a policiais fortemente armados, imprensa tornando tudo em um gigantesco evento e uma platéia de curiosos que reage a todos os acontecimentos, idolatrando Sonny como a um herói.

O roteiro é bem simples, contudo todo o trabalho realizado em Sonny o personagem do perfeito Al Pacino é melhor construido, todas as tomadas passam cenas e ramificações da sua vida, desde a sua família, incluindo esposa e filhos, até o seu amor homossexual, e toda a pressão causada por todos e o seu estado psicologico instavel geram o impulso de uma atitude impensada, além dele tem Sal, um personagem sombrio e imprevisivel, que a todo momento deixa o publico ancioso com seus devaneios, seu desespero. Mas não é só o trabalho cuidadoso com dois personagens que dignifica o filme, a montagem também é importante, ela conseguiu criar dinamismo e agilidade a uma sequencia que poderia ser parada ou ao menos morta, e isso é o que diferencia esse filme de outros que envolvem sequestro ou algo do gênero, mesmo sem uma grande e tonta medida de ação como é o comum, não fica entediante, pelo ao contrário, da um sentido mais real a uma produção que é de certa forma biográfica, só acrescentando que aumentando o dinamismo das coisas, falando como se estivesse dentro do filme, a mídia transformou o assalto em um evento social, como se Sonnny e Sal estivessem com convidados dentro do Banco, mascarando a seriedade dos fatos. Além de tudo temos um figurino bem marcante, registrando a época, com calças coladas, cores extravagantes, ou seja, a simplicidade do roteiro é compensada por tudo o que agrupa na realização de um bom filme. Acho que já deu pra captar a essencia, eu fico por aqui, desejando uma boa sessão.

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