quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Match Point - 2005

Cineasta: Woody Allen
Origem: Inglaterra
Gênero: Drama/ Suspense
Áudio: Dublado

Salve! Fazia um certo tempo que eu não postava sobre o mestre Woody Allen, contudo empolgado com Meia Noite em Paris, resolvi resgatar um de seus ótimos filmes pela Europa, o primeiro que ele realizou fora de Nova York na verdade.

Match Point é a história de um excelente tenista irlandes que desiste do sonho de competir entre os grandes para se aventurar como professor na Inglaterra. Sua aventura não poderia dar mais certo, ele encontra uma fámilia de alta classe que decide acolhe-lo, primeiro atráves da amizade de um deles, e depois inclusive casando com a irmã do mesmo. Não poderia ser melhor, ele consegue subir de vida rapidamente, com um grande emprego e a proteção da familia. Contudo seu interesse avassalador pela noiva do amigo o deixará dividido entre suas conquistas e sua obssessão.

Match Point é uma analise de como a vida pode nos corromper, desfigurar com tudo o que ela oferece, traição, ambição são o material que desfila pela vida do protagonista. Ainda há uma brincadeira incrível sobre a sorte, aliás ela realmente existe? Esse jogo vai se estendendo durante o roteiro, aonde a ironia sobre o acaso desfila misturado as suas ricas e sofisticadas citações a Dostoiévsky e Shakespeare, o que deixa o filme com um tom dramático mais profundo do que aquele visto a olhos leigos, sabe aquela sensação de profundo pesar por si próprio por não ter tanta sorte assim? São palavras de uma amiga minha, que resolvi adicionar ao texto.

Em nivél de atuações, ora eu vou me resumir a falar de Johnatan Rhys-Meyers, seus olhos trasmitiram toda a frieza necessária a contraponto de seus gestos as vezes desesperados formando um personagem questionável, isso me chamou atenção, fiquei com uma certa vontade de ver seus outros filmes, é claro que Scarlet Johansson também foi muito bem, mas ele é o meu destaque.

Ainda a uma certa importancia histórica, já que esse filme marca a volta de Woody Allen a grandes trabalhos. O ponto crítico era tanto, que os estudios americanos recusaram seu roteiro, ai o mestre foi atrás dos britanicos que o acolheram, exigindo no entanto que a história se passasse em suas terras, e foi assim que ele começou sua turnê européia. Enfim, sem tanta inspiração, espero ter passado uma impressão positiva com relação a Match Point, bom filme!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário