domingo, 30 de outubro de 2011

3% - 2011

NOME ORIGINAL: 3%
CRIAÇÃO: Pedro Aguilera
GÊNERO: Ficção Científica
ORIGEM: Brasil
DURAÇÃO: 27 Min
ÁUDIO: Português
LEGENDA: ING/ESP/FRA
COR: Colorido
FORMATO: Youtube


Olá galera, hoje trago um post bem diferente. Primeiro, ao invés do tradicional download, um link do youtube (mas já trago explicação), segundo, uma série, pelo menos o provável inicio dela. 3% é um piloto de uma série feita a partir de incetivo da Ancine e que, mesmo com 12 episódios escritos, ainda não encontrou uma produtora que comprasse a ideia. O motivo por dessa vez eu deixar um link do youtube é por esse acessar o canal dos próprios criadores, onde vocês podem ver a ficha técnica completa e informações adicionais que acabo deixando de lado em minha resenha.

Após essa imensa explicação sobre o post, vamos ao que interessa, o conteúdo. Com atores desconhecidos e uma ideia fora dos padrões das obras audiovisuais brasileiras, o piloto mostra um mundo paralelo dividido em duas partes, o lado de lá e o lado de cá. Mais do uma nomenclatura, a ideia da divisão demonstra o tipo de vida que as pessoas de cada lado vivem e desejam uma vida melhor. O lado de lá, o mundo ideal, é imaginado por muitos como uma meta de vida e, todo ano é dada uma chance de migração aos jovens de 20 anos. Mas alcançar esse objetivo, já que apenas 3% conseguirão, esses jovens tem passar por testes que mexem com raciocínio, com a resistência física e controle emocional. Em meios a graves riscos, até de extermínio, quatro personagens centrais ultrapassam tais barreiras, cada qual com sua personalidade e seu motivo para entrar no lado de lá.

Um enredo interessante que deixa, logo nesse piloto, o entendimento do conflito das personagens sob o que elas terão de realizar para sobreviverem a esse programa de migração e também, a brutalidade desse mundo paralelo. Além disso, a utilização de espaço e a montagem de cenários que, apesar de simples, compõe a dramaticidade e vida sufocante do mundo de cá, são sacadas geniais para compor não só a ideia de uma prisão e sim, um lado do mundo aprisionado, todos reféns desse sistema distópico que divide as pessoas em dois lados. 

Enfim, distopia, conflitos morais e psicológicos, divisão do bom e ruim, ilusão, crueldade, ganância, objetivos pessoais... Tudo em 27 minutos que prometem muito mais, vamos torcer para sair do papel os outros episódios e, por enquanto, não deixem de lado esse post. Boa diversão!

Canal do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário