Gênero: Drama/Biografia
Origem: EUA
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: Rmvb
Salve !! Já foram feitos dois posts de filmes do Lynch aqui no blog, por outros colaboradores. Confesso que não vi nenhum dos dois anteriores, mas fico agora com vontade de conferir. Tudo por O Homem Elefante, que assisti ontem e já trago aqui pra vocês. Dizem que esse é o melhor filme do cineasta, eu como só vi esse até agora, posso dizer que gostei bastante. Me lembrou histórias como O Fantasma da Ópera, e O Corcunda de Notre Dame, com uma visão ainda mais humana. O interessante é o filme ser uma biografia, o que até limitou um pouco o estilo mais lúdico de Lynch. Vamos a sinopse.
John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um "esquisito", mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.
O filme trata de diferenças, que abrange todas as formas de preconceito que nós acompanhamos durante a história. Merrick é um homem que nasceu completamente deformado, e por isso é explorado em um circo, e depois até mesmo no hospital, com pessoas que tiravam proveito de seu estado. Como em qualquer caso desses, por sorte sempre existe pessoas dispostas a auxiliar aqueles que sofrem discriminação. Até ai tudo bem, Lynch tratou com muito carinho a biografia do protagonista, que eu não sei ao certo a história O ponto que chama atenção é o diretor se utilizar de narrativa classicista, o que me deu toda a impressão de se aproximar de outras histórias de monstros, mesmo que cada um tenha a sua história. De todas que acompanhei até então, mesmo sendo sobre fatos reais, O Homem Elefante é a mais apavorante delas, consegue realmente nos deixar com pena do Jonh, que apesar das deformidades permaneceu um ser puro e inteligente. Viram só o efeito desse tipo de narrativa ? É impossível você não se aproximar da história a ponto de esquecer do filme em termos técnicos, o que deve ser atribuído também as ótimas atuações do longa. John se mostra um personagem sensível, até mesmo um artista, que a contraponto de sua aparência, tem uma essência muito superior a daqueles que o maltratavam, os verdadeiros animais. O desfecho se constrói nessa base de mostrar a real natureza do protagonista, e definir o carater do seu médico, que outrora se julgava tão mau quanto os antigos tutores de John.
Sensibilidade a flor da pele, de modo bem seguro e sem tanto devaneio, essa é uma das faces de Lynch, a que eu conheci até então, o que não me parecia com os posts dos outros colaboradores, é esperar pra ver certo ? Bom filme !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário