sexta-feira, 27 de maio de 2011

9 - A Salvação - 2009

Cineasta: Shane Acker
Gênero: Animação/Fantasia
Origem: EUA
Áudio: Português
Formato: Rmvb


Salve !! Confesso que o post de hoje só chegou ao meu interesse por aquele "Tim Burton apresenta" na capa. Contudo o cineasta apenas produziu a história, e ganhou um baita crédito por isso, já que tem quem acredite que ele dirigiu o longa. Talvez o filme fosse melhor nas mãos dele, mas o fato é que temos que trabalhar com o que temos, analisando o mesmo. 

Shane Acker que eu não conheço, produziu um belo trabalho a nível de animação, os cenários são bem construídos, os personagens foram bem elaborados, é um desenho bonito de se ver, mesmo falando de um mundo paralelo pós apocalíptico. Vamos a sinopse e já complementamos o pensamento.

Num mundo paralelo, um grupo de bonecos espertos vivem o pós-Apocalipse. Eles encontram 9, mais um de sua espécie, que mostra características que podem ajudá-los a sobreviver contra a ameaça de uma das máquinas que eliminaram a raça humana. 

O roteiro é meio gasto em alguns aspectos, cheio de elementos exagerados e simplistas em tom negativo, mas tem como trunfo não focar tanto a guerra. O trabalho foi específico nos personagens, mesmo com uma ótima produção em volta deles. O fato é que o filme é cheio de clichês de filmes de ação, com frases como "eu arrumei o problema, agora eu vou resolve-lo". Isso acaba caindo em comparações, já que dizem que o curta 9 que era o esboço original, consegue ser mais eficaz que o longa-metragem, dividindo opiniões sobre expandir uma boa idéia que é cheia de limitações. Eu esperava mais da Pamela Pettler que trabalhou com Burton em A Noiva Cadaver, um trabalho mais original. Mesmo com esse problemas, o filme é um bom passatempo, uma animação bem trabalhada, que inclusive chamou atenção de Tim Burton pelo estilo dark empregado por Shane Acker, e uma nítida referência aos trabalhos do diretor com o personagem 6, o excêntrico desenhista.  Ainda em tom de homenagem o longa faz citação ao Mágico de Oz de 1939, com a cena em que toca Somewhere Over the Rainbow, o momento mais bonito da animação. Ou seja não deixa de ser um filme divertido, carregando uma crítica ao consumismo e a tecnologia inadequada, e mesmo assim atraindo a atenção do público infantil, assim como de todas as idades. Bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário