sexta-feira, 27 de maio de 2011

Terror na Ópera - 1987

Cineasta: Dario Argenta
Gênero: Terror/Suspense
Origem: Itália
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: Rmvb


Salve !! Segundo post a respeito de Dario Argento, o Hitchcock italiano, embora nesse filme ele tenha sido meio óbvio. O filme tem um tom supersticioso que não chega a convencer, embora de um charme a mais. Charme é a palavra para esse suspense, a mistura de Ópera, com alguns momentos de Rock, tornaram a trilha sonora ideal, muito bem encaixada. Mas antes de nos antecipar, vamos a sinopse. 

Uma "maldição" persegue a montagem da ópera 'Macbeth', de Verdi. Reforçando a lenda, no Scala de Milão corvos aparecem degolados, operários assassinados, holofotes caem na platéia. O principal alvo é a soprano Betty, substituta de Maria Cecova, acidentada durante os ensaios.

Esse tom de maldição fica ainda mais legal com o fato do diretor do espetáculo, ser um aclamado cineasta de terror. No entanto a atuação dele não conseguiu convencer o suficiente, a ponto de pensarmos mesmo em algo sobrenatural. Nem mesmo a atuação da protagonista, nos da qualquer sensação de medo ou angústia, ou seja, as atuações são bem fracas. O que salva a obra de Argento, é toda a idéia, o clima sinistro com corvos, o banho de sangue, aquela velha fórmula que ele gosta, de um maníaco ser o responsável pelas mortes. O que me desagrada um pouco, é o fato de o assassino ser bem óbvio. Contudo o tom que o filme carrega, somado a trilha sonora, constitui uma boa experiência, principalmente pra quem gosta de estórias com serial killers.

Em termos técnicos, a filmagem é bem sofisticada, com câmeras ágeis, bem claras, mesmo nas cenas mais rápidas. Argento é tão meticuloso que perde a naturalidade, e não sei se isso é ruim, em alguns pontos se torna excepcional. Outro ponto positivo fica pela cena com a morte pelo "buraco de olho", uma entre outras facetas do suspense que ele inventou. Ou seja, além de se inspirar em contos do tipo, Argento revolucionou muito a arte do suspense. Outro fator legal, para ser apreciado, é o fato de uma testemunha ser obrigada a assistir os assassinatos, com os olhos arregalados, algo que me lembrou a maquina de tortura em Laranja Mecânica. Ou seja o filme é tão sofisticado e belo em termos técnicos, que alguns momentos perde a naturalidade, longe disso, o filme é uma ótima experiência para nós, cinéfilos. Bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário