terça-feira, 31 de maio de 2011

O Assado de Satã - 1976

Cineasta: Rainer Werner Fassbinder
Gênero: Drama/Comédia
Origem: Alemanha
Áudio: Alemão
Legenda: Português
Formato: Rmvb




Salve !! Outra estréia aqui no blog. Fassbinder, o nome mais importante do cinema novo alemão. Como sempre vamos passando pela obras de um diretor, de modo que sua figura vai sendo representada. Apenas como uma analise simples, denominar Fassbinder por um filme é impossível, por tudo o que busquei dele, seu estilo varia muito e é passado conforme as suas experiências continuas. Basta dizer que ele foi influenciado pela Nouvelle Vague, pelos trejeitos de Hollywood, não deixando de lado as manchas de uma Alemanha pós guerra, até mesmo resgatando características do expressionismo.

O Assado do Satã carrega muito essa diversidade cultural, eu em alguns momentos cenas de filmes do Godard vieram a minha cabeça, com um toque a mais, das expressões teatrais dos alemães. Outro ponto recorrente aqui, é a busca de outros filmes do diretor, falando de amor (ou da falta dele) moralidade, solidão, medo, desespero, angústia, todos temas de ordem sentimental. No filme, Walter, um poeta anarquista alemão, está em crise financeira depois que o seu editor recusa lhe dar um adiantamento. Ele também tem que se deparar com a esposa que detesta, o irmão louco que coleciona moscas com o objetivo de manter relações sexuais com elas, a outra amante, e uma investigação de assassinato policial. Na medida que Walter se atola ainda mais com suas dívidas e amantes, passa a vivenciar também uma bizarra crise de personalidade, pensando ser Stefan George.

Apesar de toda a alegoria de humor, o filme é bem amargo, desesperançoso. Walter não é apenas um homem confuso, ele é um hipócrita, que sabe muito bem de sua identidade, mas tenta se esconder atrás daquilo que pensa ser grandioso ou honrado. Sua frieza demonstra o quão longe de todos ele ficou com a vislumbre do sucesso. Ele lembra os opressores nazistas da Alemanha, aliás durante as cenas se repete muitas vezes a palavra "facista", como algo que Walter despreza, sendo algo muito semelhante a sua natureza. Fassbinder extremizou as expressões e a conduta de seus personagens em divergência com a anti-naturalidade dos acontecimentos, o que pode parecer estranho em alguns momentos, deixando sua comédia imersa em humor negro. Ótima experiência, uma curiosa aula de cinema. Bom filme !!

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