terça-feira, 31 de maio de 2011

M - O Vampiro de Dusseldorf - 1931

NOME ORIGINAL: M - Eine Stadt Such Einen Mörder
DIRETOR: Fritz Lang
GÊNERO: Suspense
ORIGEM: Alemanha
ÁUDIO: Alemão
LEGENDA: Pt-Br
COR: Preto e Branco
FORMATO: Rmvb
TAMANHO: 406 Mb


Olá mais uma vez galera, que tal falar um pouco de Fritz Lang? Mas esse é um filme impactante, não tão reconhecido como o mais famoso Metrópolis, mas garanto que M - O Vampiro de Dusseldorf é uma viagem inesquecível por entre as ruas alemãs.

O cinema alemão da época ganhava em suas telas o som, mesmo assim, o terror eminente continuava e com maior força. No filme de 1931, M – O Vampiro de Dusseldorf, Fritz Lang nos apresenta o ápice do terror da sociedade alemã. Com uma história que conta um caso real acontecido na cidade de Dusseldorf, o ator, Peter Lorre, vira um terrível assassino que mata crianças. Com características sombrias e expressivas, o filme ganha sua profundidade no uso do som, os gritos transmitem pânico, o choro ecoa por toda a cidade alemã, Lang fez um dinâmico trabalho sonoro em sua primeira experiência com o mesmo.

Estava guardando esse trecho para outro trabalho, mas, o blog também precisa de bons filmes todo dia e, por essa razão, ele está aqui. O que importa mesmo é que se trata de um filme realmente aterrorizante, uma bagunça psicológica que questiona o poder de julgamento e o que é bom ou mal de fato. Os objetos, principalmente, ressaltam os olhos, são simbólicos e seu valor no filme é inestimável para o entendimento do longa.

Dou destaque, além dos objetos simbólicos que aparecem em diversas partes do filme, a atuação de Peter Lorre, o maníaco que em determinadas cenas é simplesmente fantástico.
Enfim, um filme para não desviar a atenção, cheio de mistério e sinistro como um filme expressionista alemão tem de ser. Boa diversão.

Um comentário:

  1. Esse é um dos grandes filmes que já assisti. Sem dúvida é um filme atual que merece e merecerá ser visto ainda por muitos séculos. Conforme vc destacou, a atuação do Peter Lorre foi fantástica. Agora pra Fafa, já que vc gosta de Mefistófeles (Mefisto pros íntimos rrsrs) vou tentar postar uma versão que acredito ser uma das primeiras e melhores de Fausto. Só não sei se vai ser em breve pois estou com algumas dificuldades técnicas. Abç.

    ResponderExcluir