segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estômago - 2007

Cineasta: Marcos Jorge
Gênero: Drama
Origem: Brasil/Itália
Áudio: Português
Formato: Rmvb


Salve !! Para não quebrar o ritmo, cá estou eu postando. Dessa vez, mais um excelente filme nacional, já que estamos em falta ainda com o nosso cinema aqui no blog. Contudo vamos com calma, no intuito de trazer o que há de melhor por aqui (sem contar minha preguiça e desconfiança com o cinema nacional). Não conheço qualquer outro trabalho do Marcos Jorge, mas de qualquer maneira, Estômago me surpreendeu. Vamos a sinopse.

O longa acompanha a jornada de Raimundo Nonato (João Miguel), um dos vários imigrantes que buscam uma vida melhor, arriscando-se na em São Paulo. Logo Raimundo consegue uma oportunidade numa cozinha de um boteco e desperta seu talento nato pela culinária. Esse é o início da escalada de Raimundo no mundo da cozinha, mas também do poder e da degeneração moral a que se submete.

A primeira impressão que temos de Raimundo, é que ele é um tonto que a qualquer custo busca sobreviver, mas Marcos Jorge vai conforme o filme desenvolvendo seu personagem, ao ponto de cada desventura ou ascensão que ele passa. Essa é uma das faces do ser humano, a de se evoluir nas situações de sua vida. A simplicidade dele é a chave para que ele seja reconhecido em qualquer ambiente. Engraçado, o fato de seu talento na cozinha encantar os demais. Aquela velha história de ganhar belo estômago, nivelando o caráter do ser humano por aquilo que ele come. 

O ritmo do filme é um pouco lento, mas as tiradas de humor ajudam a quebrar a ansiedade pelo desfecho. O roteiro é bem construído, mostrando as duas fases da vida de Raimundo, sem em nenhum momento confundir o espectador. Vale elogios também a fotografia, resultado da parceria com produção italiana. A trilha já me incomoda um pouco, a música que toca quando ele está cozinhando, ou quando se apaixona pela prostitua, remete ao que ele sentiu amor, a sacada é boa, mas a música em si, irritante. Um belo filme, uma produção nacional (com parceria) surpreendente, que recebeu 14 prêmios aqui no nosso espaço cultural. Bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário