quinta-feira, 2 de junho de 2011

Amadeus - 1984

Cineasta: Milos Forman
Gênero: Drama/Biografia
Origem: Estados Unidos
Áudio: Inglês/Italiano
Legenda: Português
Formato: Rmvb


Salve ! Um dia de recesso, pareceu uma eternidade. E para compensar um filme excelente. A história de Wofgang Amadeus Mozart, vista por um outro grande compositor europeu Antonio Salieri. No longa Salieri é um ótimo compositor que trabalha para a corte do Rei da Áustria, que sonha em criar uma composição "tocada por Deus". Mozart é um brilhante compositor desde criança, e seu nome é propagado por toda a Europa. Convidado pelo rei, Mozart vai a Viena para apresentar uma ópera. Devido o sucesso, o compositor fica por Viena, causando inveja em Salieri, que tenta de todas as maneiras atrapalhar a vida do rival.

Vale lembrar que a estória do filme é modificada e idealizada, não contendo fatos sobre a verdadeira relação entre os compositores. O fato é que essa fórmula foi extremamente criativa, se tornando ao meu ver o melhor filme musical que já assisti. É prazeroso visualizar a face de um gênio, que tinha todos os atributos de um idiota. Mozart é prestigiado até hoje, mas na época sofreu diversos preconceitos por seus modos libertinos e sua ousadia na música. O importante é ver a relação de ódio, admiração entre Salieri e Mozart, que é exposta sobre um prisma, mas da indícios do outro lado o tempo todo.

Filmes épicos costumam carregar uma boa fotografia, e aqui não é diferente. O cenário realmente encarna uma época de sofisticação e bom gosto musical. Um tom melancólico do filme, representa a morte da boa música e o destaque de um gênio que perdura até hoje. A trilha não precisa de apresentações, todo o talento de Mozart escorrendo sobre nossos ouvidos. E até mesmo uma pitada de Salieri.  Fora todo o aspecto teatral que foi injetado sobre os atores, fora toda a homenagem ao mundo da ópera em sucessivas cenas. Apenas firmando, essa versão que estou postando é a do diretor, um pouco estendida, mas pouca coisa. Como ultimo suspiro de admiração, só vale citar que o filme levou Oito Oscars da Academia, incluindo melhor filme e melhor ator para F.Murray (Salieri). Bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário