sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Lenda do Pianista do Mar - 1998

Cineasta: Giuseppe Tornatore
Origem: Itália/ EUA
Gênero: Drama/Fantasia/Aventura
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: Rmvb




Então vamos agora ao filme de hoje, depois da luta para repostar os outros dois que o blog havia removido. Só posso começar esse post dizendo que só espero filmes maravilhosos agora de Giuseppe Tornatore, é verdade que esse é apenas o segundo que vejo dele, porem é impressionante como os dois figuram na minha lista de filmes favoritos. Vamos a sinopse e o comentário posterior.

Um garoto nasce em pleno alto-mar, ganhando o nome do ano em que nasceu: 1900. A criança cresce num mundo encantado de fortes ventos tempestuosos e cobertas balançando, conhecendo toda a existência disponível a seu toque nos confins do transatlântico em que nasceu. Já crescido, seu talento natural no piano chama a atenção da lenda do jazz Jelly Roll Morton, que sobe a bordo para desafiar 1900 para um duelo. Indiferente com sua súbita notoriedade, 1900 mantém uma fixação pelo mar, sendo sempre seduzido pelos sons do oceano.

"Quando é inverno, querem logo o verão. Quando é verão, morrem de medo do inverno. As pessoas nunca estão satisfeitas, estão sempre em busca de um lugar longinquo, onde é sempre quente." Essa frase defini bem a compreensão que 1900 tem das pessoas que vivem pelo mundo a fora, o que repele de certa forma para ele a convivência com elas. Para ele é o suficiente velas indo e vindo de sua casa, o navio. Mas o que marca ainda mais o conceito que ele tem de mundo, é que ele se sente limitado, e tem medo de encarar um mundo aonde ele necessita fazer escolhas, começar tudo de novo, e ter infinitas possibilidades de ser feliz ou não. Dessa forma Tornatore nos fala de "prisões interiores", o medo por algo novo, o apego a tudo o que te fez viver até então, o que deixa de certa forma claro, que nem sempre é facil recomeçar. Isso tudo o diretor nos mostra de forma sensível, metafórica, em tons delicados, e as vezes até divertidos, pois o desenrolar da trama no navio é deveras encantador. A musicalidade é um dos pontos chave da trama, ela demonstra o quanto 1900 compreende os seres humanos, e quando dele mesmo ele coloca em suas composições. A cena em que ele cria sua melhor musica, deslumbrado com uma mulher, é fantástica. Até agora eu percebi essa delicadeza de Tornatore ao falar de sentimentos, de expor-los de forma requintada, de um modo estranhamente nobre e melancólico. Um dos melhores filmes que já vi com toda a certeza. 

Em termos técnicos vale ressalvar uma linda trilha sonora, e uma fotografia bem convencional, moldes de cinema americano (não julgando isso como ruim) com algumas tomadas de câmera que nos aproxima do sentimento dos personagens envolvidos na história de 1900. Enfim um bom filme !!

DOWNLOADtorrent

3 comentários:

  1. Muito bom seu blog. Dá uma olhada no meu e se tiver interesse numa parceria é só entrar em contato. Abç.

    http://telecinebrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. opa podemos fazer parceria, vou add seu blog aqui, abraço

    ResponderExcluir
  3. Já adicionei, se tiver um banner tb, é só me avisar que coloco.

    ResponderExcluir