sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mephisto - 1981

Cineasta:  István Szabó
Gênero: Drama
Origem: Alemanha/Hungria/Áustria
Áudio: Alemão
Legenda: Pt-Br(separada)
Formato: Avi




Outro filme que estou repostando. Mephisto é o filme que marca a ascensão da carreira de István Szabó, com ele ele recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro, passando a ser reconhecido no mundo todo. Também não é pra menos, o filme é uma verdadeira obra de arte. Ele usou da narrativa clássicista para contar sua história, de modo que o filme difere muito do padrão da época, contudo o modo como cada elemento compõem a obra faz com que esse filme tenha um aspecto teatral fascinante. Vamos a sinopse.

Alemanha, 1930. Hendrik Höfgen é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente à sua carreira, cultuando o bolchevismo em suas interpretações e visão de teatro. Porém, quando os nazistas começam a tomar o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama, Handrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia do mal é seu pior pesadelo e o verdadeiro preço da alma de um homem, se transforma na medida mais desprezível de todas.

O filme fala em tom crítico da forma como um homem perde seus valores morais, por conta daquilo que quer. Hofgen foi reconhecido pelos nazistas, por interpretar Mephisto, do clássico Fausto, uma obra nacional. Caindo nas graças do general, que da condição de ele permanecer na país atuando, mesmo com o regime em vigor, feito que muitos de seus colegas não obterão. O enrendo é construido de forma espetacular, Hofgen é Mephisto no palco, mas Fausto na vida real, um homem que se encanta pelo poder, pela fama, e se vende ao regime nazista, ou Mephisto, representando pelo general. Ou seja o filme contém duas faces em alusão a Mephistófeles. 

Tecnicamente o filme tem uma das mais belas fotografias de filmes europeus, essa é uma caracteristica que Szabó tenta passar através de Hofgen, que prega um teatro vivo, com todos os elementos sendo importantes para o desfecho da trama, Szabó aplica isso em seu filme como um todo, o que transforma o filme em uma sucessão de imagens de muito bom gosto. Vou parando por aqui, mais um filme repostando, trabalho em dobro, bem é isso, espero que gostem !!

DOWNLOADlink quebrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário