domingo, 10 de abril de 2011

O Gabinete do Dr Caligari - 1919

NOME ORIGINAL: Das Cabinet des Dr. Caligari
DIRETOR: Robert Wiene
GÊNERO: Terror
ORIGEM: Alemanha
ÁUDIO: Mudo
LEGENDA: Pt - Br
DURAÇÃO: 71 Min
COR: Preto e Branco
FORMATO: AVI
TAMANHO: 515 Mb

Um dos principais filmes de terror desde a história do cinema. Um prefácio para o que iria acontecer com a uma Alemanha amedrontada após a 1º Guerra Mundial. Um filme que mexe com sensações, com o lúdico e um mistério quase macabro. O Gabinete do Dr Caligari é uma representação do expressionismo e, o mais importante, uma releitura que, usando metáforas, faz uma análise sobre a sociedade da época.
Com um olhar deformado, vemos o filme através de flashbacks que contam o relato de Francis, que relata a chegada de um misterioso senhor que faz apresentações com um sonâmbulo à Hostelwall. Com a aparição dessas duas personagens, ocorrem assassinatos e um grande mistério a ser desvendado.

Um roteiro aparentemente simples, mas recheado de detalhes intrigantes. A começar pelo cenário que materializa sensações a todo o momento, desde a casa apertada e sufocante do Dr Caligari até os prédios e casas tortuosas que remetem um mistério do outro lado da rua. Temos também as características do vilão: Um manipulador doente que usa sua vítima sonâmbula para cometer assassinatos, (qualquer semelhança com o totalitarismo é pura visão dos criadores).
Ao fechar com a produtora, logicamente tiveram de “anestesiar” o tom crítico do filme, deixando mesmo assim um olhar perturbador e adicionando ao contexto a visão deturpada de Francis, que é um paciente internado no manicômio e o suposto Dr. Caligari era o bom e respeitável diretor. É ele quem afirma ao final que sabe como “curar” Francis, e como seria tal cura? Fica por conta da reflexão de quem se intrigou pelo enredo e pode ver depois o que aconteceu na história verídica. Vale ressaltar também que, sem exageros nem premonições, o longa não destaca a vinda de Hitler ou um aquecimento para a 2º Guerra Mundial, se contextualiza apenas ao esfacelamento da Alemanha após a Primeira Grande Guerra, a falta de esperança advinda disso e a um aspecto sombrio que já revelava um regime opressor que estaria por vir.

Enfim, um filme importante para entender o que se fazia nos primeiros anos do cinema da Alemanha ou, até mesmo, para entender os primórdios do gênero Terror senão, o uso do cinema com uma faculdade histórica e perceptiva da sociedade alemã. Bom filme.

2 comentários:

  1. A idéia de postar mais do movimento expressionista é legal mesmo. Aliás eu gosto muito. Postei neste filme pq ele deve ser o próximo que vou colocar no blog (ainda não estou certo). Tenho muita coisa de Chaplin e uns caras menos conhecidos e mais antigos. Dúvida cruel....

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, um filme que marca o começo do movimento expressionista no cinema. A gnt parou um pouco mas conforme os planos do blog postaremos mais matérias sobre o assunto. Logo logo terão boas novidades sobre o expressionismo alemão no Cinepub ^^

    ResponderExcluir