domingo, 3 de abril de 2011

O Encouraçado Potemkin - 1925

CINEASTA: SERGEI EISENSTEIN
GÊNERO: DRAMA/GUERRA
DIÁLOGO: S/D
LEGENDA: PORTUGUÊS
TAMANHO: 680MB
FORMATO: RMVB



A obra prima de Sergei Eisenstein, uma das maiores obras primas do cinema, até os dias de hoje. Uma definição a altura ? A própria história, não só para a Russia, mas para o cinema em si como técnica, basta falar que ele inventou a montagem dialética, ao colocar dois planos juntos, completamente diferentes, em seqüência, eles criam um sentido conseqüente. Agora isso pode ser até desdenhado, mas tudo tem um inicio, e foi Eisenstein que nos presenteou com o verdadeiro entendimento que temos da sétima arte.

O filme em si é completamente diferente da maioria do cinema mudo, não tenho nada contra, reconheço a importância do movimento, contudo O Encouraçado Potemkin é diferenciado, é forte, repleto de cenas que dispensam qualquer dialogo. Os planos ficaram absurdamente bonitos, dando ao filme um sentido técnico muito precioso, que valoriza ainda mais o drama acrescentado. A cena que mais me chama atenção, e da maioria das pessoas que param para analisar essa obra é a da Escadaria de Odessa, onde vários cidadãos são cruelmente assassinados por Cossacos (perceba no jogo de câmera inteligentemente utilizado para o diretor tomar parte no conflito; as vítimas, sempre em close, os malvados, sempre escondidos nas sombras) e, no meio do conflito, desce um carrinho de bebê pelos degraus. Todo um jogo dramático impossível de não emocionar, causar revolta, repulsa. Desse ponto podemos enveredar no lado político forte do filme de Eisenstein.O modo como Eisenstein prepara seu público para os acontecimentos para o espectador é bem ousado. Sempre pensando na melhor maneira de dramatizar suas passagens, o diretor cria diversos momentos de tensão para valorizar as explosões chaves de seu roteiro. Conhecemos no trabalho do mestre, a história do navio Potemkin e seus tripulantes mais humildes que, cansados de serem tratados como lixo pelos superiores (até carne com vermes eles eram obrigados a comer), resolvem começar um motim, que acabará gerando um grande massacre. Na conseqüência disso, outra cena que fica marcante é o provável fuzilamento de boa parte da tripulação por insubordinação. Toda uma atmosfera que mostra que a verdadeira massa, o povo, que deveria importar, não concorda com a guerra, no modo como é conduzida, e a obrigação de se tornar apena mais uma peça de um sistema abusivo. Não vou prezar por mais delongas, Eisenstein realizou uma obra tão importante para o cinema quanto Cidadão Kane, um perfeccionista inovador, que deu todo o senso de cinema que temos nos dias de hoje. Por isso confiram !!

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