domingo, 3 de abril de 2011

Vicky Cristina Barcelona - 2008

NOME ORIGINAL: Vicky Cristina Barcelona
DIRETOR: Woody Allen
GÊNERO: Drama
ORIGEM: EUA/ Espanha
ÁUDIO: Inglês/ Espanhol
LEGENDA: Pt - Br
DURAÇÃO: 96 Min
COR: Colorido
FORMATO: Rmvb
TAMANHO: 322 Mb


Mais uma vez, Woody Allen, mas nesse post estamos falando de um dos filmes mais apaixonantes do diretor. Vicky Cristina Barcelona é um longa que dispõe de nuances de sensualidade e dramaticidade que tocam extremos sem que nenhum dos dois perca nessa “guerra” de sensações. Utilizando mais uma vez relacionamentos como ponto central da trama, uma frase do filme é perfeita para explicar do que se trata: “Insatisfação Crônica”. Dramas, brigas, paixões, loucura, amizade e insaciedade na bela Barcelona.

A escolha de Barcelona como diegese do enredo é fantástica, pois, retrata todo seu charme exótico e sensual sem perder o tom tradicional que a Espanha resplandece. Perfeito para um roteiro que põe em conflito a paixão e o amor.

Contando um pouco da história, Vicky e Cristina são duas amigas americanas que resolvem viajar para Barcelona na casa onde a tia de Vicky mora. As amigas têm visões completamente diferentes sobre a vida, enquanto Vicky acredita em segurança, em um rumo que possa ser confiável e um amor sólido, Cristina está em busca de alguma coisa que lhe encante e não tem preocupações do que terá fazer para que possa “encontrar” tal coisa. Para que haja um conflito sobre essas personagens na trama aparece Juan Antonio, um sedutor que abala as visões de mundo dessas mulheres. Junto ao mesmo também está a personagem de Elena que representa a arte, a loucura, o talento sem a técnica.

É interessante notar, até mesmo pelo curto enredo que escrevi acima que, cada personagem representa em si uma alegoria, que entrando em contato com a outra fica em conflito, mas nunca se modifica. É basicamente isso que consigo ver no filme, de uma forma brilhante e digna de premiações como o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Penélope Cruz (que interpretou Elena).

Um filme absolutamente lindo de todas formas possíveis. Não deixem de assistir.

Um comentário:

  1. Filme que me fez empolgar com o Woody Allen, assistam !!

    ResponderExcluir