sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Cidade das Mulheres - 1980

CINEASTA: FEDERICO FELLINI
GÊNERO: COMÉDIA/ DRAMA/FANTASIA
ORIGEMITÁLIA
ÁUDIO: ITALIANO
LEGENDA: PT-BR
DURAÇÃO: 139 MINUTOS


“Todos os meus filmes giram em torno desta idéia. Há um esforço de mostrar um mundo sem amor, personagens egoístas, pessoas explorando pessoas".

Feliini outra vez !! De certo eu me apaixonei pelo cinema italiano, ou melhor pela direção de Federico Fellini. Estou em um ponto chave para a minha concepção de cinema, travando um duelo entre o mestre italiano e Jean Luc Godard no meu gosto pessoal. Se um me emociona, o outro me espanta, na respectiva ordem dos nomes citados. Felinni dedicou sua crítica ao ser humano sentimental, enquanto Godard dedicou sua visão para a máquina que rege o ser, mostrando toda a influência dela no nosso comportamento. Modos diferentes de retratar os defeitos que culminam na formação de cada um de nós...Bom já está se tornando uma mania divagar. Vamos ao filme ?

Um filme louco, surrealista ao extremo, que anuncia a todo instante  um sonho, como uma história impulsionada pelo inconsciente. Apenas podemos colocar como partinha do sinopse, o personagem principal dorme na cabine na ida, e acorda na cabine estranhamente no final do filme, anunciando esse jogo de sonho e acontecimentos. Baseado em uma cena de Oito e Meio, aonde Guido Anselmi tem varias mulheres sob o seu controle. Mas aqui isso foi usado ao avesso, as mulheres se rebelaram, e estão contra o protagonista e qualquer homem, por seu machismo. Eu como homem devo confessar que certas coisas me assustaram, contudo o tom cômico foi surpreendente, dessa vez Fellini não utilizou de sátira para uma crítica profunda, apenas brincou entre a visão feminista e machista. Talvez o ponto mais firme seja mostrar a pouca valorização que um ser humano da para o outro, mas isso foi jogado de modo sutil. Mas não há definição melhor que a do próprio mestre :

"É a soma de tudo o que fiz até agora e também uma homenagem ao cinema visto como se fosse uma mulher, uma iniciação sexual, a imagem sonhada, impalpável, coisa placentária, ligeiramente indecente, cheia de obscuridades, coisa líquida e por isso mesmo sem um contorno definido."  

É isso, um modo de valorizar as mulheres, já que Fellini cuidou tanto da figura delas com o decorrer de seus filmes, e nesse filme ele busca em meio a tantas cenas bizarras, improváveis mostrar que uma mulher não é simples como tantos anos de repressão mantiveram. Melhor do que eu ou mesmo Fellini, basta para as mulheres acompanharem o filme e definirem a sua natureza. Bem é isso, sem muita técnica ou sinopse dessa vez. Bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário