quarta-feira, 16 de março de 2011

Quentin Tarantino - Realização e Expectativa no Cinema


Nome: Quentin Tarantino
Natural de: Knoxville, Tennessee, EUA
Nascimento: 27/03/1963

"Eu nunca frequentei a escola de cinema. Eu frequentei o cinema".

Quentin Jerome Tarantino  é um diretor, roteirista e ator de cinema dos Estados Unidos. Logo no inicio de sua carreira ele alcançou sucesso, por seus filmes não-lineares, de discursos memoráveis e extrema violência, estabelecendo-se como um cineasta inovador, com um longo conhecimento sobre filmes alternativos, pouco conhecidos, e seu gosto nítido pela cultura pop.

Fã de terror italiano, filmes japoneses, cinema britânico, suas referencias são inúmeras na sua obra, deixando claro o seu gosto, pelo bizarro, diferente, pelo cult, como usamos o termo hoje em dia. A estética elaborada por ele em suas criações reflete ao seu gosto, e principalmente buscando um modo de brincar com seus espectadores, com paródias sanguinárias, geralmente com roteiros não lineares. Tarantino cria uma espécie de mundo próprio e vai passeando pelos estilos imortalizados pelo cinema. Entre um roteiro e outro, podemos até mesmo perceber elos entre personagens de filmes diferentes, ou mesmo o uso de marcas semelhantes, como a dos cigarros de seus filmes, criando um mundinho para seus fãs.

Biográfia

O mundo do cinema para ele começou aos 22 anos, quando escreveu o seu primeiro argumento,Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit. Em 1984, Tarantino começou a trabalhar como empregado de balcão na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach; lá tornou-se amigo de Roger Avary, um colega de trabalho com quem mais tarde viria a colaborar em Pulp Fiction. Ele continuou os seus estudos em actuação na Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills, mas passou a dedicar-se principalmente a escrever argumentos.

A venda de True Romance, lançado em 1993, tirou-o do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bender numa festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a escrever um filme. O produto final dessa conversa foiReservoir Dogs/Cães de Aluguel (1992), um filme inteligente, estiloso e violento, que definiu o tom dos seus filmes seguintes. O script foi lido pelo director Monte Hellman, que ajudou a levantar fundos junto à Live Entertainment, bem como garantir o lugar de Tarantino na direcção do filme. Harvey Keitel ouviu falar do argumento através da sua esposa, que foi colega de Lawrence Bender. Ele leu o argumento e também contribuiu com investimentos, assumiu o papel de produtor executivo, e um personagem no filme.

Quentin Tarantino e George Clooney são os irmãos Gecko em From Dusk Till Dawn/Um drink no inferno(1996). Seguindo o sucesso de Cães de Aluguel, Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projectos, incluindo Velocidade Máxima e Men In Black. Em vez disso, ele recolheu-se em Amsterdã para trabalhar no seu argumento para Pulp Fiction. Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palme d'Or (Palma de Ouro) no Festival de Cannes de 1994  revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que estes filmes também são rentáveis. Pulp Fiction é o grande filme da filmografia de Tarantino,  complexo e inteligente, extremamente violento também, é claro. Pulp Fiction  rendeu a Tarantino o Óscar de Melhor Roteiro Original.

Depois de Pulp Fiction, ele dirigiu o quarto episódio da série Four Rooms, The Man from Hollywood, um remake de um episódio de Alfred Hitchcock Presents estreado por Steve McQueen. Four Rooms é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.

O filme seguinte de Tarantino foi Jackie Brown (1997), uma adaptação de Rum Punch, um Romance do seu mentor Elmore Leonard. Uma homenagem ao gênero blaxploitation, foi estreado por Pam Grier, figura carimbanda desse tipo de filme nos anos 70.

Tarantino foi creditado como "diretor convidado especial" por dirigir a sequência do carro entre Clive Owen e Benicio Del Toro do sucesso Film Noir Sin City.

Em 24 de Fevereiro de 2005, foi anunciado que Tarantino dirigiria o episódio final da série CSI. O episódio de duas horas, Grave Danger, foi ao ar em 19 de Maio, com audiência recorde e sucesso nas críticas.

Em 2005, anunciou o projeto  Grind House, que ele co-dirigiu com Robert Rodriguez. 

Em 2009 comandou seu sonhado Bastardos Inglórios

Tarantino tem um grupo de atores que frequentemente participam nos seus filmes, incluindo Tim Roth , Harvey Keitel , Uma Thurman , Michael Madsen , Steve Buscemi, Bruce Willis  e Samuel L. Jackson. 

Embora tenha uma filmografia premiada, Tarantino não é muito produtivo, e a demora entre um projeto e outro incomoda um pouco, fora que ele começa a se repetir nos seus últimos planos, nada contra, eu até gosto, mas espero que ele continue inovando, como foi sua marca até aqui.

Filmografia como Diretor
1987 - My Best Friend's Birthday
1992 - Cães de aluguel
1994 - Pulp Fiction - Tempo de violência
1995 - Grande Hotel (segmento: O homem de Hollywood)
1997 - Jackie Brown
2003 - Kill Bill: Volume 1‎
2004 - Kill Bill: Volume 2
2005 - CSI: Perigo a Sete Palmos (episódio final da 5ª temporada deCSI)
2005 - Sin City - A cidade do pecado (diretor convidado)
2007 - À Prova de Morte (Grindhouse - Death Proof)
2009 - Bastardos Inglórios
2014 - Kill Bill 3 (anunciado no dia 16 de Outubro de 2009)

Filmografia como Roterista 

1987 - My Best Friend's Birthday
1992 - Cães de aluguel
1993 - Amor à queima-roupa
1994 - Assassinos por natureza
1994 - Pulp Fiction - Tempo de Violência
1995 - Grande Hotel (segmento: O homem de Hollywood)
1995 - Dance Me to the End of Love
1996 - Um Drink no Inferno
1997 - Jackie Brown
2003 - Kill Bill: Volume 1
2004 - Kill Bill: Volume 2‎
2007 - À Prova de Morte
2009 - Bastardos Inglórios

Tarantino passeia do trash ao pop sem perder a indentidade, cheio de referências, diálogos memoráveis e personagens marcantes. Já realizado esperamos ainda muito mais dele, tomara que não caia na mesmice. É isso, se Tarantino convencer vocês, baixem seus filmes aqui no blog.

Um comentário:

  1. O legal do tarantino é que ele consegue fazer filmes de primeira linha, com roteiros muito interessantes e relativamente complexos pela não linearidade, e mesmo assim ser popular.

    ResponderExcluir