quinta-feira, 17 de março de 2011

O Silêncio dos Inocentes - 1991

CINEASTA: JONATHAN DEMME
GÊNERO: POLICIAL/SUSPENSE
ORIGEM: EUA
DIÁLOGO: INGLÊS
DURAÇÃO: 118 MIN
LEGENDA: PT-BR



Viva aos anos 90 ! Devo ser um dos maiores defensores dessa década eu suponho. Grande parte dos filmes que eu me empolgo de postar provém desses anos, que de certa forma marcam, com toda a divisão que ocorreu no cinema, por filmes magníficos e outros tão pejorativos quanto o avesso do primeiro termo usado. É inegável que o muito do produzido foi para o cinema comercial, mas que década não foi ? Para firmar um pouco mais meu deslumbre por essa época que eu trago mais um clássico, O Silêncio dos Inocentes. 

É muito provável que qualquer fã de cinema assemelhe de cara o filme com a imagem perturbadora de Hannibal Lecter, usando o termo de uma amiga "O vilão mais completo já criado", por que não dizer o mais complexo tambem ? A primeira aparição do Dr.Hannibal foi no livro Dragão Vermelho, que foi para as telonas após o sucesso de O Silencio dos Inocentes, segundo livro da série. De modo algum a inversão foi ruim, já que com poucas referências do passado do doutor, criaram um personagem ainda mais sombrio, assustador e ainda sim fascinante. Antony Hopkins deu vida a Lecter, cheio de expressões, com um olhar doentio, fixando em suas facetas a inteligência incompreensível do personagem. Basta adiantar que Dr.Hannibal, é um premiado psiquiatra, extremamente brilhante no que faz, que neste filme está preso em um hospital psiquiátrico, por vários homicídios, nutrindo gosto bizarro pelo canibalismo. Bom, mas vamos falar um pouco do filme, mesmo que o doutor seja a grande sacada, o filme ainda tem um roteiro a ser descrito.

Recém formada no FBI, Clarice Starling (Jodie Foster), é chamada para estudar o caso de um psicopata que está sequestrando e matando jovens mulheres, o mais perturbador disso é ele tirar a pele de suas vítimas, o que torna ainda mais urgente compreender como e porque o assassino age. Para ajudá-la, então, ela procura outro psicopata, Dr.Hannibal Lecter, preso a mais de 8 anos, por crimes ainda mais assustadores. Clarice entra em um jogo com o Dr.Lecter, que mescla a ajuda dele no caso, e os traumas de infância sofridos por Clarice. Basta por ai, o filme não tem é dotado de um suspense de tirar o fôlego, mesmo assim é necessário não perder um segundo se quer, para chegar a todas as conclusões, talvez não do roteiro em si, mas do enfoque na psicologia dos assassinos. 

Silêncio dos Inocentes é detentor de 5 prêmios da academia, dentre eles melhor filme, merecidamente por sinal, com um roteiro rico, personagens que seriam ainda mais lembrados se não fosse um único psiquiatra espetacular. Sem mais delongas, é isso, espero que gostem !!

Um comentário: