quinta-feira, 17 de março de 2011

Forrest Gump - O Contador de Histórias - 1994

CINEASTA: ROBERT ZEMECKIS
GÊNERO: COMÉDIA/DRAMA
DIÁLOGO: INGLÊS
LEGENDAS: PT-BR
FORMATO: RMVB


Mais um grande vencedor do Oscar aqui no blog. Forrest Gump levou nada menos e nada mais que 6 estatuetas, incluindo o melhor filme, merecidamente é claro, reforçando ainda mais o meu time de filmes da década de 90.

Se tem um filme que prova toda a competência de Tom Hanks é Forrest Gump, já que todo o filme passa pelos olhos de Forrest, seu personagem. Sentado em um banco esperando um ônibus, ele conta a história de sua vida para as pessoas que tambem esperam condução. Forrest é um homem com retardo mental, que na infância ainda tinha dificuldades ortopédicas que o obrigavam a usar aparelhos nas pernas, por conta disso sofria preconceito, contudo encontra Jenny (uma garota perturbada pelos abusos de seu pai) que passa a ser sua amiga, até os tempos de adolescência. Contudo, acontecimento separam os dois, enquanto Jenny experimenta uma vida "alternativa", Forrest se forma, vai para o exército, para a guerra, joga ping pong, conhece o presidente, é induzido a ser um grande pescador, corre por muito tempo sem objetivo algum, e uma porção de coisas mais. Sem nunca ter esquecido Jenny, suas vidas se cruzam algumas vezes, e na ultima delas é impossível  não se emocionar. 

Com todo esse aspecto emocionante, eu só implico com um certo ponto. O verdadeiro protagonista do filme é a  América, e nesse ponto o filme cai um pouco no terrível patriotismo americano, a tentativa de em uma história bela esconder a verdadeira sujeira de alguns atos americanos. Contudo deixando de lado esse ponto crítico o filme é extraordinário, técnicamente bem filmado, com uma boa maquilagem, cenografia impecável, e o ponto forte, atuação marcante de Tom Hanks, e mesmo inserindo a história americana na intenção de maquiar a história, o roteiro tem ponto forte na sucessão de acontecimentos com Forrest, dando uma quebra no drama de certa forma, atribuindo comédia, o que deixa o filme em proporções exatas. 

Mesmo não sendo novidade, de forma bem humorada Forrest Gump carrega crítica contra o egocentrismo, pessimismo, consumismo, de forma simples e clara, nivelado a capacidade do personagem as vezes, para dar certo ar de comédia. Bem elaborado, muito bem acabado, um belo drama, uma grande história, isso é Forrest Gump. Espero que gostem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário