sexta-feira, 25 de março de 2011

Medos Privados em Lugares Públicos - 2006

Direção: Alain Resnais
Gênero: Drama
Formato: Rmvb
Áudio: Francês
Legenda: Pt-Br




Uma pitada do cinema francês no nosso tempero. De certa forma esse filme fica como uma homenagem ao Cine Belas Artes, já que por mais de 4 anos ele foi exibido no mesmo. Também ele surge pela necessidade de suprir a nossa falta até então para com o cinema francês, o próprio cinema europeu  em si, na realidade. 

Alain Resnais é um dos grandes diretores dos anos 60, e um dos poucos que permanece em grande forma até então. Medos Privados em Lugares Públicos é um bom exemplo disso. Eu defino essa obra, com minha visão geral sobre o cinema francês (uma visão ainda prematura) que pode ser resumido em uma palavra: Elegância. É claro que um estudo afinco, um comentário mais bem elaborado levaria outros adjetivos, alguns até contrapostos a minha palavra eleita, mas isso fica pra outra oportunidade. Bem vamo a sinopse.

As carências e fantasias secretas de um grupo de personagens, entre eles um corretor de imóveis apaixonado pela sua misteriosa colega de trabalho; um ex-militar desempregado e em crise afetiva e uma jovem solitária adepta de encontros marcados com estranhos, por meio de anúncios...Paramos por ai, agora vamos a uma análise.

O filme é uma adaptação de uma peça inglesa de Alan Ayckbourn, peça com características modificadas por Resnais no seu longa, visto que a primeira continha dialogos densos de impressionante agilidade, enquanto o toque francês de Resnais, deixa uma impressão mais firme, uma construção mais planejada. Aliás isso é um atributo principal, todas as imagens são repletas de significados, um modo de burlar explicações por meio de um roteiro, abusando da força da imagem, um modo mais direto de se comunicar com o espectador, uma visão nua do teatro, para o cinema. Assim, imagens e frases se juntam de maneira surrealista. Os quadros se ajuntam não apenas pela superposição dos acontecimentos, mas, por uma pausa aonde a neve é enfatizada, suponho eu para mostrar o certo distanciamento hipotético entre os personagens, e o modo como são isolados em suas particularidades. Ainda nesse rumo , vemos alguns truques, como uma roupa suja de sopa que aparece limpa, a neve que cai dentro do quarto encobrindo os atores, os cortes impossíveis de tempo e espaço, as tomadas de ângulos desconhecidos que, apesar de escancarar a técnica cinematográfica, não interfere no filme em si. 

Sem duvida uma grande obra, para colocar o diretor com o pé direito aqui no nosso blog, sem mais delongas, só posso desejar uma boa viagem, ops, um bom filme !!

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