segunda-feira, 28 de março de 2011

O Primeiro Mentiroso (2009)


Diretor: Matthew Robbinson
Roteirista: Ricky Gervais
Origem: EUA
Gênero: Comédia
Duração:90 min
Áudio: Dublado ( :c )
Formato: AVI

O filme passa em um mundo onde ninguém mente, todos dizem a absoluta verdade e o melhor de tudo, o atingido não se atinge, não se deprime e nem entra em um colapso nervoso. Neste mundo vive Mark Bellison(Ricky Gervais), um gordinho fracassado onde vê sua vida ruir simplesmente porque é um gordinho fracasso e onde as pessoas amam esfregar isso na sua cara. A única pessoa no mundo que o ama e o apóia é a sua mãe, Martha (Fionnula Flanagan) e ao vê-la morrer e com medo da morte, Mark conta a maior mentira do mundo (Pessoas altamente religiosas, não me apedrejem.). Ele inventa Deus e o céu, onde as pessoas quando morrem ganham mansões. E com o resto do filme, você vai vendo o fascínio e a ambição das outras pessoas não podem cometer mais de três pecados, senão, irei perder minha mansão. Não pensam como se eu cometer um pecado estarei prejudicando uma pessoa. Puro egoísmo. Mas aí é só pro meio do filme. No começo do filme, comecinho mesmo, temos um narrador (que logo descobrimos que é Mark Bellison, narrando seu próprio filme) contando sobre esse mundo, então nos deparamos com duas três pessoas: A primeira, é de um homem de pijama ao telefone dizendo “Escuta, eu não irei trabalhar hoje, não estou doente. Não quero trabalhar hoje, eu odeio trabalhar aí.”, a segunda de uma mulher falando com uma suposta criança “Ai, que bebê feio, parece um ratinho!” e a terceira, de outra mulher que diz “Nossa, acabei de fazer a maior (hm... você deve imaginar) da minha vida. O que vão comer?”. Imagine, essas verdades, no mínimo iriam fazer você perder o seu emprego, ficar magoado porque seu filho parece um rato, perder a vontade de comer por uns três dias. Mark apaixona-se pela linda e bem sucedida Anna McDoogles(Jennifer Garner –a mesma de ‘Derrepente 30’), um encontro marcado as escuras, onde ela diz na cara dura “Olá, sou a Anna, estava me masturbando, desculpe pela demora” e dá um sorriso. Quando Mark descobre que pode mentir e qualquer pessoa acredita, passa a mentir para subir na vida. Como em todo filme, tem um mauricinho, rico e bonitão para empatar a vida o gordinho fracassado, Mark tem o Brad Kessler(Rob Lowe). Com muito esforço Mark se dá bem e conquista a Anna.

Mas fora a parte da criação da mentira, o que mais me encanta e o que mais acho curioso é que este filme apenas me lembra uma frase de Fernando Pessoa “Triste somos nós que trazemos a alma vestida.

PS.: É, faz tanto tempo que não posto aqui, segundo Fafa, abandonei o blog, aqui é apenas uma prova (não muito boa) de que não abandonei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário