DIRETOR: Jorge Furtado
GÊNERO: Documentário
ORIGEM: BRA
ÁUDIO: Português
DURAÇÃO: 13 Min.
COR: Colorido
FORMATO: Rmvb
TAMANHO: 40 Mb
"Este não é um filme de ficção. Existe um lugar chamado Ilha das Flores. Deus não existe."
Possivelmente o produto audiovisual que mais tenha marcado minha memória. Ilha das Flores não é simplesmente um documentário, nem um simples curta-metragem. O filme é um material diferenciado, crítico, reflexivo, informativo e consegue ser uma experiência, para seu espectador, que realmente deixa marcas.
Jorge Furtado, gaúcho que dirigiu O Sanduíche e O homem que copiava, compartilha, nesse trabalho, idéias a partir de uma frase central: "Mamíferos, bípedes, com um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor". E sobre essa fala é construída uma narrativa que avalia as condições de vida das pessoas no plano econômico no qual elas vivem e outros fatores de negligencia a determinação biológica de ser humano. Numa linguagem diferente, quase parecendo uma vídeo-aula de Biologia, se confrontam a conceituação do que é ser humano e quais são as condições para que esse seja tratado como mesmo, com o intuito que se note o quanto de ética envolve a economia e política na vida dessas pessoas.
Ganhador de vários prêmios, reconhecido em muitos países como um documentário necessário, o filme ainda está listado em uma crítica européia como um dos 100 curta-metragens mais importantes do século e, ainda, no livro: "1001 Filmes Para Assistir Antes de Morrer".
Enfim, comovente, inteligente, reflexivo. Uma obra necessária e inspiradora. Não deixem de assistir.
GENIAL.
ResponderExcluirUm filme super bem humorado, leve e simples, tratando de um assunto extremamente pesado e triste, sem deixar isso transparecer ao primeiro pano, de forma que te faz refletir com o assunto, sem ficar angustiado. realmente MUITO foda.