quarta-feira, 9 de março de 2011

Drácula de Bram Stoker - 1992

CINEASTA: FRANCIS FORD COPPOLA
GÊNERO: DRAMA/ROMANCE
/TERROR/SUSPENSE
DIÁLOGO: INGLÊS
LEGENDA: PORTUGUÊS
DURAÇÃO: 128 MIN



Francis Ford Coppola, já se tornou figurinha carimbada aqui do nosso blog, também não é por menos, ele costuma acertar e muito em seus filmes, apesar de a crítica não receber uma porção deles como deveria, eu trago uma outra visão aqui para o nosso blog, valorizando todos os pontos artísticos de cada filme, e sendo assim, Coppola tem muito a nos dar, portanto, trouxe mais um de seus belíssimos filmes, Drácula de Bram Stoker.

Drácula de Bram Stoker conta a história trágica do Conde Vlad (Gary Oldman). Durante a Idade Média, foi um defensor irrepreensível da cristandade diante da invasão turca. Na época, o exército deles era invensível, com a "providência divina", Drácula derrotou todos o exército turco. Por vingança, os mesmos mandaram uma falsa mensagem para a sua esposa, Elizabeta (Winona Ryder), afirmando que ele estava morto. Drácula era o amor da vida dela. Desolada, Elizabeta se mata, atirando-se no rio. Ao descobrir o occorido, Drácula renega a Deus e jura sobreviver ao túmulo, vagando como morto-vivo através de "oceanos de tempo, esperando por reencontrar seu grande amor, por séculos de existência, a cena é marcada por sangue e fúria, transformando o Conde em um ser imortal, bebedor de sangue, um vampiro com aspecto demoníaco. Após, quatro séculos, em 1897, Mina (Winona Ryder, Elisabeta reencarnada) está noivada com Jonathan Harker (Keanu Reeves). Seu casamento será realizado assim que ele voltar de uma viagem de negócios. Ele está substituindo o corretor de imóveis R.M. Reinfeld (Tom Waits) em uma grande venda, o que pode dar destaque e estabilidade a ele. Reinfeld parece incapacitado de continuar as negociações, sofrendo de uma espécie de loucura após voltar da Transilvânia, onde fica o castelo de Drácula. Já no castelo, Jonathan descobre-se num lugar estranho, com um habitante mais estranho ainda. Ao que tudo indica, a negociação é um mero pretexto para o Conde encontrar sua amada, a agora Mina, noiva de Jonathan. Para isso ele precisa do noivo fora do caminho, o que lhe renderá dias inesquecíveis na terra do terrível Vampiro. Paramos por ai !

O interessante, e a fidelidade de Coppola ao livro, essa sinopse que fiz é o livro é o livro muito bem resumido, sem qualquer falha, por conta do diretor ficou organizar tudo isso em forma de filme, de modo que tudo ficasse agradável, e sombrio o máximo possível, tarefa fácil para o gênio de "O Poderoso Chefão", fora o elenco escolhido a dedo, que valorizou mais ainda o filme. Drácula já é por muito tempo conhecido, por tudo que foi feito e falado do personagem, então como dar um toque de maestria para não soar repetitivo ? Apelamos mais uma vez senhores a estética do filme. Esse elemento é sempre importantíssimo, já que todas as sombras e sangue da Transilvania de Coppola realmente são de gelar o sangue, o suspense é muito bem aflorado no inicio do filme, aliás podemos até pensar em desfragmentar o filme em partes, a primeira mostra um Conde rancoroso, sem medir esforços para conseguir realizar seu plano diabólico, como nesse ponto temos poucos diálogos a parte mais importante fica por conta das imagens muito bem realizadas, é ai que nos apegamos aos detalhes que valorizam o grandioso suspense que já citei. Na segunda parte, o roteiro é direcionado a vida amorosa do protagonista, valorizando todos os atos de conquista dele para com sua amada Mina, nesse ponto Drácula é moldado para ser um personagem encantador, sua aparência é muito bem revestida de roupas elegantes, e sua personalidade de gestos gentis, o que de certa forma cativa o espectador, sem no entanto tirar o clima sombrio, pois em nenhum momento ele deixa de ser o vilão, agora ele só é um ser charmoso, mas não menos pretensioso, o que revigora essa seqüencia é a sexualidade aplicado ao filme, um elemento importante pra trama, já que só desse modo podemos aproximar as reais intenções do nosso protagonista para todos a sua volta, Lucy é um bom exemplo disso, sua perdição nas mãos do Vampiro. No terceiro ato, Drácula já é um personagem muito bem trabalhado, e que agora precisa ser extinto, a caça contra ele começa, nos deixando em um misto de espectativas, e de certa forma dividindo as opiniões, a quem torça para ele por exemplo (meu caso), ai podemos afirmar que seu personagem já cumpriu todas as apresentações. No demais não vale comentários, ou o suspense será morto, e isso é chegar longe demais. Sendo assim, é isso, espero que gostem !!

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário