domingo, 24 de fevereiro de 2013

Touro Indomavel - 1980

Cineasta: Martin Scorsese
Origem: EUA
Gênero: Drama
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: Rmvb




Mais um domingo chegando, após o retorno do Cinepub. Tem dia mais gostoso para filmes? Certamente que não!
Touro Indomável é reproduzido de um livro auto briográfico, o filme conta a vida de Jake La Motta um pugilista em ascensão na categoria peso-médio. No entanto quanto mais sucesso, mais problemas ele enfrenta com sua esposa Vickie, a qual ele ama, contudo é possessivo e ciumento demais, não sabendo trata-la bem. Ao lado dele esta Joey, seu irmão e empresário, que suporta todas os desatidos do seu irmão fora do ring, e dentro dele, arranjando lutas medianas para que Jake, não seja passado pra trás. Jake é uma maquina de bater, o ring é a valvula de escape para a sua furia interna, ninguem o derruba, ele permanece mesmo apanhando, sempre de pé.

Essa narração inicial que dissertei sobre o filme, confiz com o tom que Scorsese passou para as telas. O filme se passa todo em tom documental, passando pela vida, pelas vitórias e fracassos de Jake, dentro e fora da luta. O filme carrega aquele tom cheio de luzes e sombras que configuram uma filmagem abordativa, com o proprio Jake em alguns momentos falando sobre si, em seus videos pessoais, que aparecem coloridos, já que o filme inteiro se passa em preto e branco, como um tom de memória, algo antigo. A todo momento vemos um boxeador brilhante e um ser humano falho em sua arrogancia, sua forma bruta de ser. Jake poderia ter tudo, se não fosse levado ao fracasso por sua personalidade forte.

O filme consegue ser agil, apesar de ter estilo documental e tratar dos dramas de um personagem e os envolvidos, há cenas de luta, muito bem montadas, que por sinal deu a Touro Indomável o prêmio de melhor montagem. Outra estatueta foi para Robert De Niro, muitos consideram esse o papel da sua vida, sua aparencia de força nos momentos de luta, sua brutalidade com a família, interpretando um ser humano desprovido de sensibilidade aparente, que aprente com o tempo que a sua força não é garantia de sucesso permantente.

Touro Indomável parece contem uma áurea de raiva, rancor, que deixam até mesmo Scorsese exposto, como se pintasse algo da vida do cineasta. O filme não tenta nunca emocionar, aliás isso nunca foi tipico de seu diretor, costumo dizer que Scorsese joga todoas as sensações na tela, para captarmos a nosso modo, tudo fica lá exposto com certa frieza, que vai se perfazendo sem falhas, preocupado em capturar e explorar apenas o que passa, mesmo enraizado de moral, mostrando que dinheiro não compra felicidade e habilidade não compreende sensibilidade ou facilidade de compreender a vida, ou simplesmente viver. Bom filme!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário