domingo, 6 de janeiro de 2013

Para Roma com Amor - 2012

Cineasta: Woody Allen
Origem: Itália
Gênero: Comédia/Romance
Formato: DVDrip
Áudio: Inglês/Italiano
Legenda: Português

Sinopse: O longa é dividido em quatro segmentos. Em um deles, um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viajam para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma.


Salve, depois de tanto tempo sem postar, cá estamos nós. Foi praticamente o ano passado todo no esquecimento, devido a uma série de contratempos, a maior dela, bem links.  O fim do mega realmente nos desanimou, deixando um projeto tão bacana de levar bons filmes a nós cinéfilos de lado. Ilegal ou não, tenho certeza que colaboramos com diversas pessoas que buscam nos filmes, entretenimento e aprendizado. Pois é, voltamos, em breve todo o site estará atualizado, restaurado, mas não podemos deixar a peteca cair, então vale alguns posts novos, afinal, ainda há muito filme bom a espera de espectadores. 

Meu post de reestreia, é um dos filmes que ficaram perdidos nesse hiato do blog. Para Roma com Amor é mais um dos filmes da série européia do aclamado e polêmico Woody Allen. Digamos que ele está muito bem ambientado na Europa, já que somente lá ele é creditado como um grande diretor hahaha, sacanagem a parte, é fato que nos EUA sua terra natal, ele não é visto com bons olhos, ou notoriedade. Aliás o diretor se torna foco da minha resenha, pelo fato de retornar as telonas com um personagem em sua trama, algo que ele não fazia desde 2006. O resultado disso, bem, o mesmo Woody Allen cheio de fobias e piadinhas, com aquela voz rapida que com certeza irrita todo mundo, mas que no final, é até engraçado. Isso poderia tornar seu longa mais do mesmo, como é de costume, de certa forma com ele ou sem ele nas telas, contudo, até mesmo pra esse que vos escreve, Para Roma com Amor surpreende em um único fato. Diferente dos outros longas da sequência europeia, Para Roma com Amor é ambientado em 4 passagens, histórias diferentes, que não se cruzam, e que possuem aspectos também distintos, sensações que vão de nostalgia até a complexidade do ego humano. Duas se valem da comédia romântica, explorando temas como culpa, desejo, adultério, prazer. As outras duas histórias são totalmente escrachantes, se valem do humor exagerado, em uma delas vale citar a presença de Roberto Benigne, sem duvidas um grande ator italiano, versátil, que parece aqui totalmente distante do seu mais aclamado filme, "A Vida é Bela". Esse contraste, esses polos, dão uma certa sutileza e equilíbrio ao longa, você fica preso ao maravilhoso cenário de Roma, sendo arrebatado por sentimentos levemente melancólicos, a contrapartida que da gargalhadas com suas passagens mais absurdas.

A atmosfera de sucessões, deixa um fato negativo, o filme é cheio de altos e baixos, e pode por momentos se tornar cansatvo, e por mais que Roma tenha fotografia impecavel, penso que nesse filme Woody mesmo nos brindando com tantas belezas, foi um pouco forçado, tentado ambientar demais seus americanos na saudosa Roma, diferente da naturalidade explorativa de Meia Noite em Paris, seu longa antecessor. Isso da um tom um pouco forçado, necessidade de mostrar o quão Roma é bela. Pontos negativos a parte, o filme é uma ótima pedida, com algumas lições, nos presenteando com boas risadas. Reserve uma parte da sua tarde pra um dos melhores longas da série européia do mestre baixinho e constante, Woody Allen. Bom filme!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário