quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Modigliani - Paixão pela Vida - 2004

Direção: Mick Davis
Gênero: Biografia/ Drama
Origem: Itália, França, Estados Unidos, Espanha
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português

Salve! Voltamos com mais um post fresco. É verdade que ainda não estamos muito ativos nesse aspecto, contudo, é necessário visar que o Cinepub tem se preocupado em restaurar todos os links que o sopa nos tirou. Sendo assim, peço paciência e frequencia nas visitas, que logo tudo estará ok. Bom, vamos ao filme, um dos melhores que nos ultimos dias.

O enredo nos trás logo de cara a rivalidade e admiração mutua entre Modigliani e Picasso, considerados gênios por todos que participavam do meio artistico na época. Contudo, é preciso dizer que o foco do filme é o próprio Modigliani, um verdadeiro apaixonado pela arte, pelas drogas, bebidas, vivendo sempre fora de órbita e a margem da loucura. , Parte dessas extravagâncias não permitem que sua carreira decole, ao passo que Picasso segue o mesmo ritmo de Renoir, sempre em ascendência. Dentre tantas lapsos, Modigliani ainda se apaixona, tendo uma linda mulher ao seu lado e uma filha, das quais ele vive indo e vindo, por ser tão dono de si. Sua vida pode mudar por completo por causa delas e de um grande desafio, vencer Picasso em uma disputa de artistas.

Andy Garcia, apesar de sua origem cubana, caiu muito bem no papel do italiano, irreverente que era Modigliani, beirando ao impecável. O filme transcorre bem, é facil de assistir, e da uma certa vontade de ver o desenrolar da competição, e o desenrolar da propria vida do artista. A fotografia é outra extremamente contrastante, com toda a pompa do mundo artistico, e outros mostrando a extrema podridão na qual o artista se submetia. Ainda vale citar alguns aspectos interessantes que alguns fãs de Meia Noite em Paris vão encontrar aqui, como a presença da velha Gertrude, uma espécie de conselheira dos artistas na época. A trilha sonora conta com Edith Piaf em "La vi en Rose", elevando ainda mais a atmosfera da trama. Do ápice a decadência, física e moral, Modigliani é um aperitivo para quem busca sentir de perto a vida, o charme, na época de tão grandes referencias. Em termos tecnicos, não pretendo me estender, então, bom filme!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário