domingo, 6 de janeiro de 2013

Dr. Fantástico, Ou : Como Aprendi À Parar de Me Preocupar e Amar A Bomba (1964)

Diretor: Stanley Kubrick
Origem: Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: Comédia
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Pt-Br


Sinopse: Após surtar, o Gen. Jack D. Ripper ordena um bombardeio nuclear na URSS, o que poderia causar um holocausto na terra. O presidente dos Estados Unidos e a cúpula da sala de guerra tentam encontrar um meio de impedir o fim de tudo. Com as comunicações interrompidas, o Gen. Ripper é o único que sabe os códigos de cancelamento e cabe ao Capitão Lionel Mandrake descobrir tudo.

Olhando em retrospecto, se teria uma nuance do humor em que Stanley Kubrick se encaixaria, seria o humor negro. Essa realmente é uma de suas "obras-primas" de diferentes estilos. Ao assistir "Dr. Fantástico" tive aquela sensação de que toda brincadeira tem um fundo de verdade. Ao fazer essa loucura, com xenofobia, paranóia, ufanismo e loucura ele nos deixa algo bem próximo do que consideramos os figurões que decidem o destino do mundo enquanto dormimos.

O filme tem 95 minutos que não se sente passar e vale cada instante. Cada detalhe irônico, cada sarcasmo e trejeito de seus personagens quase me fazem esquecer que o filme retrata algo sério. O próprio nome do General Ripper é uma ironia: Jack D. (The) Ripper em português "Jack O Estripador". E Ripper é feito pelo ator Sterling Hayden, que assim como outros no filme, faz o american way de forma nata. Afinal, todo americano patriótico é um personagem caricato andando por aí.

George C. Scott (Patton - Rebelde Ou Herói?) é o Gen. Turgidson é um personagem desconfiado, mirabolante e uma faceta única de Scott. Mas a qualidade do filme se deve a Peter Sellers. Genial e inigualável, ele transita entre o sereno e tenso Presidente Merkin Muffley, o amedrontado Capitão Mandrake e o pastiche louco de cientista alemão Dr. Fantástico. Com sua mão que possui uma mente nazista própria em duas únicas cenas ele faz merecer o título dessa presepada. Sellers muda voz, olhar e até a presença. Tem momentos em que eu agia como se realmente fosse 3 atores diferentes.

Dr. Fantástico é uma experiência diferente e creio que a história prova que não é esquecível. Kubrick mostra um jogo de cenas fantástico e um tipo de humor que corta na veia, com momentos que só entenderemos em momentos de estudo. Como a placa que se vê da janela do quartel após ser metralhado em que diz "Nossa profissão é a paz!".

Espero que vocês compartilhem dessa pérola em suas memórias. Bom filme!!!

Downloadhttp://lix.in/-d13c8f

Nenhum comentário:

Postar um comentário