quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Delicatessen - 1991

Cineasta: Jean-Pierre Jeunet
Gênero: Fantasia/ Romance
Comédia
Origem: França
Áudio: Francês
Legenda: Portugues



Salve! Não podemos perder o animo! Então direto da decada de 90, mais uma bela obra de Jean Pierre Jeneut, muito conhecido pelo filme "O Fabuloso destido de Amelie Poulain".

Delicatessen conta a história de uma especie de mundo pós apocalipco, em que a carne bovinha, ou qualquer outra para alimentação humana, já não existe mais. Então, imagine uma vila, que ainda possue um açougue, e pessoas sedentas por carne, qual seria o resultado? Um artista, forasteiro, chega nessa vila, cheio de inocência com relação as pessoas que o recebem muito bem, para um novo emprego de ajudante geral, sem saber, que ele pode ser o proximo a ir para as facas do açogueiro.

Contei demais? Creio que não, o filme já se desmascara logo de inicio, não há mistério algum. Nos deparamos com uma fotografia sombria, tipica de pequenos vilarejos, e pessoas das mais comuns, transformadas pela fome. O mais curioso, é notar que parar essas pessoas, a possibilidade de se alimentarem de grãos, produtos da terra, é absolutamente nula, a não ser por revolucionários que vivem escondidos no subsolo e se alimentam disso, alvos dos carnivoros da superficie.

Esse é o filme de estréia de Jean P Jeneut, e junto com O Ladrão de Sonhos, são obras que se valorizam pelo tom excentrico e imaginativo. A montagem muitas vezes nos deixa alheio da trama, já que procura valorizar o ambiente, a formação de um mundo dentro daquele pequeno vilarejo. Nos deparamos no inicio com uma sequência em que todos estão entretidos em seus afazeres, ritmados por sons diferenciados que formam uma espécie de sinfonia caótica. Esses artifícios mergulham Delicatessen em um tom leve de sonho, em que flutuamos por um roteiro simples e ao mesmo tempo bizarro. Pequenos pontos de parada, como o degrau solto, ou as tentativas de suicidio de uma das moradoras do prédio, ou até mesmo o homem que cria sapos. Já a trama principal relata um romance entre o novo ajudante e a filha do açogueiro, que transforma o dilema de mata-lo ou não, como o foco, a escolha. Basta pensar que ele é o porco do cartaz, daqueles que nós humanos engordamos para o abate. 

Delicatessen, mesmo abordando canibalismo, é extremamente divertido, e mesmo que peque no pouco desenvolvimento de seus personagens, os mesmos são extremamente caricatas. Não é comovente, não é assustador, Delicatessem é puro exibicionismo criativo de um diretor que viria anos após a ser cultuado por sua marcante Amelie Poulain. É isso, bom filme!


DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário