sábado, 10 de dezembro de 2011

O Bravo - 1997

Cineasta: Johnny Depp
Origem: EUA
Gênero: Drama
Áudio: Inglês
Legenda: PT-BR
Formato: Avi


Salve! Nossos leitores já estão habituados com vários posts incluindo Johnny Depp aqui no blog, contudo dessa vez o tributo a esse grande ator vai além da atuação, Depp trabalha também como diretor e roteirista nesse longa. É claro que não estamos postando apenas por ser dele, o filme tem potencial, se perde em alguma tomadas lentas, contudo foca um estilo de roteiro que me agrada bastante, um tipo de drama fixo sem reviravoltas impossíveis, daqueles que quanto mais próximo do final, mais angustiante se torna. Bom vamos a sinopse e um comentário mais analítico.

 Raphael é um Indio Americano que está desempregado e tem uma família para sustentar. Convencido que não tem nada mais a oferecer a este mundo, ele concorda em ser torturado até a morte por um bando, que faz filmes com mortes verdadeiras. Raphael iria ser o protagonista de um filme em que ele realmente morre,e receber $50,000 por isso.E o acordo funciona da seguinte maneira: 25 mil ele recebe antes de morrer,e os outros 25,depois de sua morte.E como combinado,ele gasta o dinheiro que lhe foi dado com tudo de melhor para a família usurfruir,mas seus parentes e amigos pensam que ele conseguiu todo este dinheiro de modo desonesto. Apesar deste grande sofrimento, Raphael tem a coragem de se sacrificar pela família, que vive em condições precárias, e ser realmente um bravo.

Essa ideia de conformidade, de aceitar um acordo com a vida, de se deixar levar pra morte, é sem duvidas assustadora, mas no final das contas, todos não temos um acordo com a vida? O ato de bravura do personagem principal da um toque de sacrifício por amor. Outro ponto do filme, esse bem clichê mas sempre válido é a dura crítica a desigualdade social ocasionada pelo capitalismo, a pobreza que transforma muitos em uma sub espécie a margem da sujeira, com aquele leve toque de preconceito e racismo.  No resumo da analise basta dizer que a narrativa lenta misturada com algumas extravagancias não prejudicam um roteiro simples e arrebatador, caracterizando um belo drama de aceitação, redenção. BOm filme!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário