sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Troca - 2008

Cineasta: Clint Eastwood
Gênero: Drama
Origem: EUA
Idioma: Dublado
Formato: Avi


Salve! Alguns dias sem postar, então espero compensar com um bom post hoje. Um filme baseado em fatos reais sobre a patuta de Clint Eastwood o senhor dos filmes de faroeste parece meio estranho a principio, contudo o diretor gosta de experimentar novos ambientes, e aqui ele mais uma vez deu um show.

Pra quem está habituado com uma Angelina Jolie sensual, vai se surpreender com o nivel de atuação dela nesse filme, aonde a beleza é a menor de suas qualidades. Envelhecida, bem magra, tratando de um tema bem mais drámatico que o habitual, ela da um show de atuação, sob as cameras muitas vezes estáticas do brilhante Eastwood. Contudo tantos detalhes, tanto trabalho bem elaborado, gerou um filme estendido, com argumento em excesso, o que pode irritar determinadas pessoas. Vamos a sinopse e o fim do comentário.

 Los Angeles, 1928. Em uma bela manhã de sábado, a mãe solteira Christine Collins se despede do filho de nove anos, Walter, e sai para trabalhar. Quando ela volta, se depara com o pior pesadelo de uma mãe: seu filho desapareceu. Uma busca exaustiva e infrutífera tem início, até que, cinco meses depois, uma criança é trazida pela polícia, ávida em tirar proveito de um suposto reencontro. Atordoada pela quantidade de policiais, jornalistas e fotógrafos presentes e por suas próprias emoções, Christine é convencida a levar o menino para casa. Mas no fundo ela sabe que ele não é seu filho.

Ai é que ta, até ai o filme foi narrado com brilhantismo, toda a agonia, toda a confusão da troca é passado adiante com muita maestria, contudo ao exagerar em contar os fatos, em ficar preso a fatos veridicos, e colocar uma mãe santa e um assassino cruel, distorcendo o objetivo inicial, Clint Eastwood deixou nada mais que um bom trabalho, sendo que poderia ter entregue com muito menos tempo, uma obra prima, pensem, uma mãe que perdeu tem seu filho desaparecido, é meio comum, a troca salvava a obra e dara um olhar diferente, uma história nova, que fracassou em tentar ser um dramalhão cheio de lições de vida. Tirando essa minha analise dos excessos, vale a pena a experiência, tecnicamente perfeito, com uma bela fotografia, com aquele toque charmoso das trilhas que o diretor escolhe, essa soma faz de A Troca um filme interessante, que vale a pena ser apreciado. Bom filme!!

Um comentário: