terça-feira, 11 de outubro de 2011

Se Meu Apartamento Falasse - 1960

Cineasta: Billy Wilder
Origem: EUA
Gênero: Comédia/Romance
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: Avi


Mais uma atualização, essa vinda lá do comecinho da década de 60. Um ganhador do Oscar de melhor filme, do compentente e surpreendente Billy Wilder.

 Aqui vamos analisar o grande personagem da trama, Baxter, que é tudo o que os outros querem dele. Garanhão para os vizinhos, ambicioso para os chefes e atencioso colega de trabalhado para Fran, ou seja ele é um personagem que sobrevive de sua aparência e mutabilidade, deixando qualquer impressão de superficialidade do roteiro de Wilder, que toma grande ambição por parte de um personagem tão complexo e variavel. Para entender melhor essa observação, basta falar Que Baxter é funcionário de uma grande compania, para subir na empresa ele faz favores para seus superiores, emprestanto seu apartamento para os encontros escondidos dos mesmos. Seus favores começam a ficar meio evidenciados, o que faz com que ele suba rápido na empresa. Contudo Baxter que viveu sempre conforme lhe convinha, se depara com um choque, Fran sua coléga de trabalho pelo qual ele é interessado, está saindo com o chefão da empresa. Aliás Fran também é um personagem de facetas, gentil, cordial, aparentemente difícil ela é envolvida com o chefe, como qualquer outra das funcionárias solteiras que forão evidenciadas, contudo a valorização de seu personagem deixam tudo com uma impressão absolutamente leve, caracterizando sua visão como especial e representativa. Wilder sobre manejar bem vários assuntos polemicos, e mesmo assim seu filme é fácil de digerir, mesmo para a época, pois quando necessário ele lidou com tamanha superficiliadade que era necessária, sem nenhuma rusga que atrapalhasse a incursão dos fatos.

Sem dúvidas um trabalho de mestre, com um final belo, contudo previsível, daqueles que ficamos torcendo avidamente, hahaha, bom filme!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário