quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Labirinto do Fauno (2006)

NOME ORIGINAL: El Laberinto del Fauno
DIRETOR: Guillermo del Toro
GÊNERO: Suspense, Fantasia
ORIGEM: Espanha
DURAÇÃO: 112 Min
ÁUDIO: Espanhol
LEGENDA: Português
COR: Colorido
FORMATO: Dvdrip
TAMANHO: 286.76 Mb





Calma. Primeiro eu preciso respirar fundo e me recuperar, NÃO ACREDITO QUE NÃO TINHA ESSE FILME AQUI NO BLOG! Pronto :D ahaha Estou super feliz por postar essa obra prima aqui! Esse filme é lindo, super clássico, e embora alguns digam que ele é de terror, relaxa, não tem nada a ver. Já ouvi que tem influência de O Iluminado (coisa que eu não consegui achar), me deixando com medo antes de assitir, o que hoje faz eu me sentir uma babaca. Se for para citar filmes parecidos, que tenham a mesma "vibe", eu diria (me desculpem) As Crônicas de Nárnia, só que ligeiramente dark e totalmente fora do infantil, eu aliás não recomendo esse filme para crianças muito pequenas, pode dar medinho sim. No ponto "dark" da coisa pode até lembrar um pouco aquela animação, Coraline, mas chega né, essas comparações que eu fiz ficaram ridículas perto dO Labirinto. Em outra resenha eu achei referência à Lenda do Cavaleiro Sem cabeça, Hell Boy, Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz... Fica a critério de quem assistir ahaha
Como tem bastante coisa para falar do filme, eu vou copiar uma resenha e acrescentar o que achar necessário. Vamos lá? O Labirinto do Fauno é com certeza um dos melhores filmes do ano. O cineasta Guillermo Del Toro apresenta uma fábula sombria recheada de metáforas e alegorias. Além de ser puro entretenimento, o longa também é uma ótima refeição mental para os cinéfilos e amantes da literatura fantástica.

O filme abre com uma pequena narração sobre uma princesa que abandonou seu reino subterrâneo para conhecer a realidade humana e as conseqüências de seu ato. Depois disso conhecemos Ofelia (Ivana Baquero), uma menina de 10 anos fascinada por livros de contos e fábulas com fadas. Ela está viajando junto com a sua mãe Carmen (Ariadne Gil) para o campo, onde vai encontrar seu padrasto, Vidal (Sergi Lopez). Ele é o capitão das forças fascistas do general Franco, que governa a Espanha em favor dos ricos e poderosos com a aprovação da Igreja Católica. Logo de cara percebemos que Vidal é um homem extremamente sádico e que maltrata Ofelia.

Ao redor de sua nova casa, a menina encontra um labirinto que leva a uma trilha subterrânea. Lá ela conhece o Fauno (o mímico Doug Jones), uma criatura metade humana, metade bode, que a convence de que ela é a princesa perdida do reino subterrâneo e que precisa realizar três tarefas para retornar para seu reino. Ao mesmo tempo em que Ofelia embarca nessa viagem repleta de fantasia, Vidal não poupa esforços e sadismo para exterminar os rebeldes que ameaçam o governo.
Realidade e fantasia se completam em um verdadeiro banquete de cenas e personagens inesquecíveis. Visualmente, o filme é soberbo. A cor é extremamente carregada de um sombreado que transforma a narrativa em um livro antigo de fábulas.
O universo onírico e gótico é a espinha dorsal do filme. Del Toro não delimita o que é fantasia ou realidade. Ele aponta caminhos e deixa que o público embarque na viagem de sua preferência. Mesmo na conclusão, Del Toro contrasta os dois mundos. O espectador tem a possibilidade de escolher baseado em suas crenças pessoais. Quem não acredita em fadas, lendas e mitologia não se sentirá enganado. Otimistas que ainda vêem esperança no mundo caótico em que vivemos ficarão satisfeitos. E essa dualidade fica evidente na personalidade de Ofelia. Ela mostra que talvez a melhor maneira de escapar da realidade seja criando um mundo de fantasia.


Claro que agora que eu li, eu lembrei de comentar da maquiagem utilizada nesse filme, MEU DEUS! É fantástica, simplesmente fantástica! Os monstros da história são de fato inesquecíveis, vale a pena dar uma procurada no making of do filme pra ver o trabalhão que deu para criá-los!

É isso aí, pessoal. Espero que gostem, super beijo :*
DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário