quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um Corpo que Cai - 1958

Cineasta: Alfred Hitchcock
Origem: EUA
Gênero: Suspense/Noir/Drama
Formato: Avi
Áudio: Inglês
Legenda: Pt-Br


Salve! É a primeira vez que eu posto Hitchcock aqui no blog (outros já postaram), na verdade só vi 2 filmes dele até então, e posso ser sincero em afirmar que não faz nenhum pouco o meu tipo, embora eu reconheça a habilidade do diretor. Em termos de suspense, reviravoltas, ele é o melhor, sem duvidas, fiquei até mesmo comparando ele com o Dario Argento, e é nítida a sua superioridade, contudo é tudo tão mais do mesmo, que só vale por técnica e história, afinal Hitchcock participou de várias inovações e misturas no mundo cinematográfico. Mas vamos falar do filme em si.

Scottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.

O interessante é desfragmentar a estrutura, já que em boa parte do longa, o diretor utilizou de supostos artifícios sobrenaturais, o que nos faz duvidar das intenções do filme, mesmo sabendo que a narrativa do mestre é sempre igual, variando a história. Ainda olhando por esse lado, o trabalho que ele realiza com os personagens principais é ótimo, ele pincela muito bem as características de ambos, sem mostrar grande coisa de suas vidas, deixando os acontecimentos focados no que eles vivem no momento. O que auxilia muito o desenrolar das intenções do cineasta, é a fotografia que da veracidade aos fatos, sem duvidas uma das melhores do suspense que vi até então. Mas mesmo com uma estrutura firme, ele nos deixa perdidos em não confiar tanto no caráter de seus personagens, que são mutáveis com relação aos acontecimentos. Enfim não sei se pareci confuso, não é um bom dia, contudo posso afirmar que pra quem gosta de suspense é ótimo, lembra até os filmes de Ford em termos de Noir, uma fase que o cinema não vê mais com perfeição nos dias de hoje Bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário