domingo, 5 de junho de 2011

Trabalho Interno - 2010

NOME ORIGINAL: Inside Job
DIRETOR: Charles Ferguson
GÊNERO: Documentário
ORIGEM: EUA
ÁUDIO: Inglês
LEGENDA: Pt - Br
COR: Colorido
FORMATO: Rmvb
TAMANHO: 316 MB

Olá mais uma vez galera, peço desculpas pela diminuição na freqüência dos posts, mas estaremos logo voltando ao ritmo normal. Trago agora um documentário. Mas não apenas um documentário, e sim um ganhador de Oscar, Inside Job, como é chamado originalmente, não é apenas um filme sobre a crise mundial de 2008, é um parâmetro da ambição da sociedade pelo dinheiro a qualquer custo.

Com a voz de Matt Damon, que está muito bem no seu senso crítico durante as entrevistas, o diretor Charles Ferguson percorre a história econômica americana em busca dos indícios da maior crise dos últimos tempos, que acarretou a perda de aproximadamente $20.000.000.000.000 dólares no mundo inteiro.

Com uma licença de criar um parênteses para falar sobre a temática, não somente econômica, do documentário, o longa é uma representação do capitalismo em sua forma mais cruel e atual, onde todos os questionamentos dos estudiosos da Escola de Frankfurt estão sendo provados, desde a forma que o capitalismo sobrevive pelo “seguro governo” em momentos de crise até a falsa necessidade tão apontada por Marcuse e realizada por banqueiros e lobistas na compra de seus iates, aviões e casas com dezenas de quartos para provar quem tem o poder de usufruir mais de um dinheiro que sequer poderia ser gasto.

O mais incrível está na forma que o diretor mostra as provas que citam nomes, empresas e cálculos, tudo pronto sobre quem são os culpados e, como o mesmo disse quando recebeu o Oscar, ninguém foi preso e nem reverteu o dinheiro para as pessoas danificadas. A linguagem também é bem simples, apesar de nomes técnicos que também são inteligíveis com o decorrer do documentário.

Enfim, uma produção muito bem pesquisada, Matt Damon foi à escolha certa, o cara realmente estava dentro do assunto e sabia como reagir com as respostas dos entrevistados. Apesar de se filmado com muitas entrevistas e ter quase duas horas de duração não é cansativo e é um surpreendente relato que resume a sociedade em seu capitalismo cada vez mais selvagem. Não vi nenhum outro documentário tão atual e que tenha merecido tanto o Oscar como Inside Job. Bom filme!


Um comentário:

  1. os industriais capitalistas de Marx parecem pequenos cãezinhos perto desses banqueiros rs

    ResponderExcluir