sábado, 21 de maio de 2011

Prelúdio Para Matar - 1975

Cineasta: Dario Argenta
Gênero: Suspense/ Terror/ Thriller
Origem: Itália
Áudio: Inglês/ Italiano
Legenda: Português
Formato: Rmvb
Duração: 126min


Salve !! Agora com os colaboradores voltando a postar, eu posso até tirar uma folga certo ? Claro que não, estou cada vez mais empolgado mostrar os filmes que já assisti aqui para vocês ! Vamos dessa vez adicionar a nossa mistura, um filme italiano, contendo todo o bom suspense do mestre Hitchcock, ou posso definir simplesmente como Dario Argento, o mestre do suspense e terror italiano. Nós passeamos bastante pelo drama da terra do vinho, ensaiamos comédia, agora chegou a vez do suspense, declarando assim a versatilidade de um dos melhores cinemas do mundo. No entanto, chega de rasgar elogios, ou divagar, vamos falar do filme, logo após uma sinopse.

Um pianista estrangeiro, presencia o assassinato de uma paranormal, e passa a investigar o crime com a ajuda de uma jornalista local. Por ser uma possível testemunha ocular, ele passa a ser perseguido pelo assassino, e todas as suas pistas são previstas pelo mesmo. 

Dario Argento realmente foi muito comparado a Hitchcock antes de Brian de Palma surgir com seus tributos assumidos, mas isso não é nada prejorativo, o cinema de Argento tem vida própria, trejeitos unicos, como transformar um suspense e seus assassinatos em espetáculo estético. Arrisco a dizer que ele de novas cores a um gênero popular italiano muito desgastado o "giallo"típico suspense com maníacos traumatizados na infância, normalmente vestindo chapéu, casacão e luvas de couro, exterminavam belas garotas com facas brilhantes e pontiagudas. Esse tipo de trabalho era geralmente lançado em bancas de jornal, aos montes, com capas amarelas. Dario de um toque especial, mudando um pouco o rumo dos acontecimentos, com algumas tomadas exageradas que ele mesmo relata como uma espécie de pesadelo do qual ele quis emplacar. 

Como se não bastasse tal competência, o cineasta convidou Bernardino Zapponi, que já havia escrito em parceria algumas vezes com Federico Fellini, isso por si só, já credencia o filme de Argento como no mínimo criativo.  Ainda em termos técnicos, Argento convidou um grupo chamado Globins, para a trilha sonora, um resultado espetacular saiu das mãos competentes do grupo, pois a trilha carrega muito da tensão do longa, concebendo quase um "opera-rock", acelerando as sensações no decorrer das cenas com mais ação. A fotografia então é uma mistura de intenções, desde o uso de cores fortes, impactantes, até os cenários mais macabros como a casa "assombrada". Com toda essa investida, e um roteiro bem montado, a história não fica mastigada, escorrendo pistas falsas em determinados momentos, explorando um final surpreendente. Enfim, vale muito a pena conferir, o Hitchcock italiano, Dario Argento. Bom filme !

DOWNLOADpart1

DOWNLOADpart2

Nenhum comentário:

Postar um comentário