sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Rei Leão - 1994

Cineasta: Rob Minkoff/Roger Allers
Gênero: Animação/Musical/
Aventura/Romance/ Drama
Origem: EUA
Áudio: Português
Formato: Rmvb


Em ritmo nostálgico, e curioso pela provável produção em 3D,  vamos retornar a infância de muitos de nós. Quem é que nunca assistiu Rei Leão ? Se alguem se manifestar, logo digo, você não teve infância, independente da época que tenha nascido.

É fato que a Disney adora ter animais como protagonistas, desde o seu inicio com o Mickey, entre outros tantos, mas O Rei Leão conseguiu ser a grande obra prima de toda a história da mesma. Em termos de animação, a nível de gosto pessoal só perde de O Estranho Mundo de Jack pra mim. O filme ainda tem atributos financeiros positivos, é a sexta maior bilheteria da Disney, e rende milhões até hoje em parques temáticos. Não é por acaso que vem por ai uma produção 3D, que eu realmente espero fazer bonito como o filme título fez em 94. Vamos a uma sinopse, que fica mais pra relembrar algum esquecido maluco.

Simba, um leãozinho, nasce trazendo a ira de Scar, que assim perde seu futuro lugar no trono. Assim, Scar bola um plano para matar o atual rei e seu filho. Simba acaba sobrevivendo, mas fica exilado por anos na floresta, onde cresce com a ajuda de seus amigos Timão e Pumba e deseja retornar para vingar a morte de seu pai e retomar seu reino por direito.

Como dois diretores tão inexpressivos conseguiram ir tão longe com um filme ? O fato é que O Rei Leão é belo, com uma animação atual até hoje,(trabalho de arte impressionante pra época), até mais agradável aos olhos, na minha modesta opinião. O roteiro é bem construído, repleto de sentimentos e acontecimentos, que nos permite defini-lo em diversas categorias.  Com temas bem familiares, e ações bem humanas, o filme serve até mesmo como didático, portanto papai assista com o seu filho, se ele nasceu nessa geração de animações violentas e exageradas. 

As canções tornam o filme um dos mais agradáveis do gênero musical, bem coerentes as ações dos personagens, moldando o caráter deles inclusive. O interessante é que Simba é o personagem principal, mas não é o único que agrada a todos. Timão e Pumba são personagens que até voltaram em "carreira solo" (aliás adoro a cena em que Pumba imita Travis do Taxi Driver) e Scar é o tipo de vilão que divide o público, eu mesmo gosto muito dele e da sua musiquinha maligna.

É difícil e nostálgico falar dessa animação, resumindo, um filme perfeitamente simétrico, que não incomoda ou cansa em tempo algum, perfeito para as crianças, recomendável para os adutos e o melhor de tudo, não enjoá nunca, e da até vontade de voltar pra época da fita cacete. Bom filme !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário