domingo, 22 de maio de 2011

O Olho do Diabo - 1959

Cineasta: Ingmar Bergman
Gênero: Comédia
Origem: Suécia
Legenda: Português
Formato: Rmvb


Salve ! Voltamos a falar de Bergman. Eu não poderia prever a sua tamanha capacidade para desenvolver comédia, inteligente como sempre. O fato é que Olho do Diabo carrega todas a críticas e perguntas dos filmes do diretor, mas de um modo cômico e bem surreal. 

Aqui ele nos mostra um problema que o Diabo vem enfrentando. Seu olho está ferido, por que uma jovem de 20 anos vai casar virgem. Isso é a maior derrota de anos do inferno, diante do céu. Para impedir isso ele manda Dom Juan e seu assistente Pablo para a Terra, com a missão de tirar a castidade da moça. Dom Juan é um ser frio, que viveu a vida pela promiscuidade, sem se importar com as mulheres que sem envolviam em sua lábia. Castigado por muito séculos a encantar moças que não existem, ele aceita ir para a Terra, em troca da redução de sua pena. Contudo essa experiência vai mexer com ele de tal forma, que um verdadeiro castigo vai surgir em sua infinita existência.

Bergman grita em suas obras sobre as incertezas da fé humana, sobre a falta de respostas, em certo momento desse filme ele mesmo desdenha da possibilidade de Deus estar morto, e o mau ser apenas um agente natural, assim como a essência de cada ser. A sátira surge como o efeito de quebrar a seriedade da hipóteses levantadas, algo que Bergman viria mais tarde a esquecer em suas obras, muito mais dramáticas. No entanto, isso não difere tanto os objetivos do longa, o exemplo principal, é notar que todos os personagens são influenciados de alguma forma por suas crenças, movidas pelos agentes Deus ou Diabo, não importa, como se tudo não passasse de um jogo para ambos. Até mesmo quando se fala de vitória no céu ou no inferno. Nesse ponto da carreira Bergman levantava todas as possibilidades, para o que futuramente seria a grande descrença de suas obras para com a fé. 

Ainda como um toque sutil, grande parte da obra fala de sentimentos repentinos, que não são formatados ou pensados e sim executados, demonstrando mágoas entre os personagens, algo que poderia ser usado por Dom Juan, enviado do Diabo para executar seu plano. Talvez nesse ponto, Bergman nos mostra, o quão significativo é ser sensato e tratar uma relação de modo que possamos nos compreender, ou pequenas decepções percorrem por toda a vida, em certo momento explodindo. Quando se fala de filmes desse cineasta, só nos resta fazer conjecturas sobre seus roteiros, deixando de lado a produção visual em alguns momentos, mesmo que ela seja muito determinante, já que o uso da mesma é terminantemente importante para o sentido daquilo que é pregado. No entanto não vou me estender, assistam, e se querem apenas levar para o lado cômico, relevem minhas divagações. Bom filme !!

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