quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Estranho Mundo de Jack - 1993

Direção: Henry Selick
Roteiro: Tim Burton 

Gênero: Animação/ Musical
Origem: Estados Unidos
Áudio:Inglês
Legenda: Português
Duração: 76 minutos




Olha eu mais uma vez postando de madrugada, mereço até atenção depois disso certo ? Esse poste tem que ser bem animado, o blog está carente de animações, então nada melhor do que incrementar com a melhor já feita na minha modesta opinião. Eu não aguentei esperar até o natal para postar, embora combine perfeitamente com a data, O Estranho Mundo de Jack já vinha a muito tempo na minha cabeça como uma necessidade, embora muita gente tenha visto, vale manter no acervo, para que em dias de nostalgia o filme esteja por aqui. Por isso falo que tive uma boa infância, eu passei ano após ano assistindo no SBT o melhor filme de natal já criado. Visto que a maioria dos filmes natalinos colocam o papai noel em encrenca, e no final tudo da certo, aqui temos uma animação completamente diferente, repleta de seres bizarros, que fazem uma mescla, em grande estilo Halloween, celebrando o natal. Vamos a sinopse e comentário posterior certo ? 


Jack Skellington é o rei da Cidade do Halloween, todo ano no dia das bruxas, Jack por onde passa assombra as pessoas. Mesmo sendo o melhor no que faz, Jack sente-se entediado de fazer sempre a mesma coisa, na qual ele já não vê mais graça, e no momento em que descobre um mundo diferente do seu, chamado de Cidade do Natal, Jack se encanta com a data e decide mudar das sombras do Halloween para o colorido do Natal. Jack é o retrato das maõs de Tim Burton no longa, mesmo não sendo o diretor, o personagem foi criado por ele, sendo idolatrado até hoje por muitas crianças, e até mesmo por quase crianças (ai que saudade hahaha).

Bem podemos começar falando tecnicamente dessa vez. O longa é todo feito em Stop Motion uma característica que tanto Tim Burton quanto Henry Selick são fãs, os bonecos são todos feitos de massinha, o que daquela artificialidade propositada, pequenas pausas, requintadas até, aliás isso já vimos em beetlejuice, e volta a ser utilizado, agora em tempo integral aqui. É importante dizer que a partir daí a técnica começou a ser levada a sério e popularizada, aliás o roteiro é sem duvidas magnífico, reuniu Stop Motion e Musical e conseguiu ser envolvente, mesmo sendo totalmente diferente pra época. Hoje vemos filmes como Fuga das Galinhas inspirado nesse mesma técnica. Antes disso apenas pequenos efeitos especiais eram utilizados no mercado americano, até porque tenho falado muito em Svankmajer aqui no blog, o melhor com essa técnica na minha opnião.

O filme tem um estilo completamente gótico, fotografia escura, cenários como becos por exemplo, nada convencional ou "bonitinho" como deveria ser para uma animação de natal. A própria Disney recriminou mais uma vez o estilo de seu ex protegido Tim Burton, que não merece crédito sozinho por essa produção não, é claro que ele criou Jack, a a proposta, contudo a direção de Selick e o trabalho de arte merecem destaque, inclusive Selick ao meu ver mostrou competência semelhante com animações ao realizar Coraline, feito que Tim Burton também repetiu com A Noiva Cadáver. Ainda por esse lado técnico, Danny Elfman foi o responsável pela trilha sonora , a melhor que ele já criou, alternando entre o macabro e o hilário, o que consolidou ainda mais a parceria duradoura que ele mantém com Burton, This is Halloween inicia o longa prevendo todas as sensações que teremos. Podemos falar mais ? Digno de aplausos, um filme que supera qualquer tecnologia dos dias de hoje e jamais envelhecerá, ainda desejo muitos natais bizarros na minha telinha, e desejo muitas sombras, musicas sinistras e arte verdadeira para todos vocês caras leitores. Bem é isso espero que gostem !! Ou Jack cuida de vocês por mim...

Um comentário:

  1. Finalmente postou e não esperou pelo natal. Já estava ansiosa pelo filme hahaha. Fiquei bem assustada quando soube que Tim Burton não era o diretor. Jack é um clássico (acho que não cheguei a comentar da minha pequena coleção de objetos do Jack não é?). Agora quero ver aqui Noiva Cadáver ):

    ResponderExcluir