terça-feira, 24 de maio de 2011

Marte Ataca - 1996

Cineasta: Tim Burton
Gênero: Comédia/Fantasia/Trash
Origem: EUA
Àudio: Português
Formato: Rmvb


Salve !! Mais um filme do Tim Burton, mesmo após o fracasso de downloads de Noiva Cadáver. Contudo é compreensível, os filmes dele figuram aqui no blog como registro, para o nosso acervo, tendo em vista a importância do diretor para o cinema norte americano, e até mesmo para a infância de muitos. Vamos a sinopse e depois um comentário sobre o filme.

Marcianos invadem a Terra planejando transformar nosso planeta em seu parque de diversões. Para isso, saem matando todos que vêem pela frente, tudo na mais perfeita diversão. Se o presidente Dale (Jack Nicholson) nada fizer, a raça humana poderá entrar em extinção em um período curtíssimo de tempo.

O filme não lembra em praticamente nada o estilo "burtoniano" que geralmente é impregnando de elementos góticos, quase sempre reverenciando a noite, personagem bem caricatas, mesmo entre os humanos. Parece que o diretor cansou em determinado momento de se repetir em detalhes e criar algo completamente longe do seu universo. Acredito que para alguns fãs o resultado foi negativo, mas como analisamos trabalho por trabalho, Tim Burton conseguiu criar uma sátira escrachada e trash do militarismo americano e todos os filmes de guerra que aclamavam o mesmo.  Compreendo que alguns atores foram desnecessariamente colocados na trama (como Nicholson), pois um filme do gênero costuma a surtir bem artificial, afinal essa é a proposta da comédia, então para tal não é necessário algumas das figuras do longa. Marte Ataca nesse quesito e em outros tantos me lembrou Machete ou outros filmes do Robert Rodriguez, com uma produção um pouco superior, devido ao prestigio do cineasta.

Não tem tanto o que falar, a produção é boa, ao estilo trash é claro, os alienígenas são muito bem feitos, as cenas de destruição ótimas. É claro que foi desmerecido nos Estados Unidos, por ferir o orgulho patriótico, contudo é uma excelente comédia, sem compromisso, mostrando uma outra vertente de um dos melhores diretores americanos. Bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário