terça-feira, 24 de maio de 2011

Dogma - 1999

Cineasta: Kevin Smith
Gênero: Comédia/Fantasia/
Aventura
Origem: EUA
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Formato: Rmvb


Mais um hoje (isso pra quem não tinha certeza se ia postar), sendo mais uma comédia fantasiosa. Se Marte Ataca  fantasia sobre a existência de vida inteligente fora da Terra, Dogma é uma daquelas fantasias sobre crenças, e se perde em meio a tantas invenções criativas. Foi uma surpresa muito agradável assistir esse filme ontem, tal que posto de pressa aqui para os nossos leitores. Vamos a sinopse.

O mundo corre o risco de desaparecer. Tudo por causa de Bartleby (Ben Affleck) e Loki (Matt Damon), dois anjos expulsos do céu e que querem retornar a qualquer custo. Para tanto, eles têm um plano: cruzar o portal de uma igreja em Nova Jersey para, absolvidos de seus pecados, poderem retornar ao paraíso. Só que tal ato provaria que Deus falível e, como consequência, a realidade se desmancharia. Para evitar que a tragédia ocorra montada uma equipe de combate aos anjos, formada pela última descendente de Jesus Cristo (Linda Fiorentino), um 13º apóstolo negro (Chris Rock), dois profetas nada convencionais, um obcecado por sexo e o outro sempre calado (Jason Mewes e Kevin Smith) e uma Musa Inspiradora (Salma Hayek).

Para alguns fervorosos, o filme pode ser uma afronta a tudo aquilo que se acredita do cristianismo, mesmo que seja fraca algumas das afirmações, como Jesus ser negro ou Deus ter forma feminina, vale como uma reflexão para os preconceitos que são formados, mostrando que uma espécie ideal não existe. É claro que como ateu, eu encarei o filme com muita graça, aliás pra mim foi risada do começo ao fim. Dogma tem um roteiro inteligente, com ótimas sacadas, tal como musas ou descendentes da família de Jesus ou mesmo um monstro feito de fezes, simbolizando um mau que vem de dentro de nós. O filme não tem pretensões morais, apesar de algumas críticas, vale mesmo como uma boa comédia, cheia de ação, contendo tudo que uma boa sátira americana possui em seus besteiróis, como apelo sexual (de leve), violência, falas engraçadas, personagens incomuns, contudo menos babaca, ou não, o fato é que diverte, deixando o espectador que tenha um bom humor, entretido durante o longa inteiro. Então se você está afim de diversão, sem comprometimento para com o seu raciocínio, bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário