quarta-feira, 11 de maio de 2011

James e o Pêssego Gigante - 1996

Cineasta: Henry Selick
Gênero: Animação/ Aventura/ Fantasia
Origem: EUA/ Reino Unido
Áudio: Português
Formato: Avi
Duração: 79min



Salve !! Henry Selick em sua segunda aparição aqui no blog. Estranho Mundo de Jack é a grande obra prima de todas as animações que já vi, e apesar de ser muito relacionada a Tim Burton, tem como diretor o cineasta do post de hoje. É verdade que ambos trabalharam juntos, mas para Selick foi necessário repetir sua dose de competência para ser reconhecido, e cá estamos nós com James e o Pêssego Gigante, outra grande animação, com todos alguns trejeitos voltados para o macabro, como em Jack, algo haver com a Tim Burton ser o produtor ? Contudo James, tem uma identidade bem própria, misturando personagens de carne e osso, com animação em stop motion, técnica tão bem utilizada, que até hoje parece atual. É claro que nesse meio tempo, a computação gráfica ajudou dessa vez, contudo qualquer elemento em mãos competentes é valido. Vamos a sinopse e comentário posterior.

James (Paul Terry) é um jovem que mora com duas tias malvadas, após a morte dos país, atacados por um rinoceronte, certo dia, encontra um homem estranho no quintal de casa, que lhe dá um saquinho cheio de criaturinhas verdes, James deixa eles escaparem e do nada nasce um pêssego gigantesco, do tamanho de uma casa, no quintal. James sonha em ir morar em Nova York, e estranhamente o pêssego pode ajudar em seus planos.

O longa não chega a uma hora e vinte minutos, contudo o dinamismo e a agilidade são tão grandes, que o tempo é suficiente para contar uma grande história, que mesmo assim não é completamente direta, tento alguns desvios de percurso, aonde James não tem certeza do sucesso de seu plano. É claro que a proposta do filme é absolutamente infantil, o que mesmo assim não deixa de ser interessante, principalmente o trabalho técnico excepcional, com uma fotografia muito bem trabalhada, e alternada por assim dizer.  As animações de hoje regadas de tecnologia, perdem ponto com roteiros simplistas e dotados pela mesma linha, aonde o dialogo humorístico (piadas recorrentes) é mais importante que o trabalho de imagem, já que a tecnologia faz tudo. James acaba sendo uma animação modesta, que não fez tanto sucesso, e provavelmente vai ser esquecido pelo tempo, não pelo fato de ser ruim, longe disso, figura entre as melhores animações que já vi, mas suas características não conseguem marcar época, principalmente em um mundo de Walt Disney repleto de animações. Mas deixo aqui minha colaboração, quem ainda não viu, assista e ajude a imortalizar trabalhos assim, de bom gosto ! Bom filme !!

DOWNLOAD

senha: morganadownloads

Nenhum comentário:

Postar um comentário