domingo, 1 de maio de 2011

Insanidade - 2005

Cineasta: Jan Svankmajer
Gênero: Terror
Origem: República Tcheca/Reino Unido
Áudio: Tcheco
Legenda: Português
Formato: rmvb
Tamanho: 383mb


"Senhoras e Senhores, o filme que assistirão é um filme de TERROR, com toda a decadência própria do gênero


Salve !! Voltamos ao senhor do stop motion Jam Svankmajer, que dessa vez cria um filme que apenas indícios são conduzidos na técnica que ele tanto domina, e o filme transcorre de um modo mais natural visualmente, mas apenas visualmente, o roteiro é completamente insano, alguma semelhança com o nome do filme ? A idéia do roteiro é baseada em dois contos misturados de Edgar Allan Poe e uma referencia ao Marques de Sade, alias não só uma referencia, ele faz parte do filme. Pra quem não sabe, o Marques foi um aristocrata francês, estudioso e libertino, que ficou popular por seu humor sádico. Ele foi aprisionado varias vezes, uma inclusive a mando de Napoleão, uma personalidade e tanto. Mas voltamos ao filme certo ? Jan Svankmajer usa o Marques para inspirar a sua versão o Marquiz, que beira entre ser o vilão ou dono da verdade da obra. Sugiro a própria sinopse do diretor e um comentário posterior

Sinopse: “[...] o filme que assistirão agora é um fil- me de terror, com toda a decadência própria desse gênero. Não é uma obra de arte. A arte hoje está meio morta, substituída pelo anúncio publicitário, pelo rosto de Narciso refletido no espelho de água. [...] O filme propõe, em essência, o debate ideoló- gico sobre a gestão de um manicômio. Em principio, existem duas maneiras de fazê-lo. Ambas são igualmente extremas. Uma encoraja a liberdade absoluta; a outra, o método obsoleto e comprova- do de vigiar e castigar. Mas há um terceiro método que combina e reúne os piores aspectos dos dois primeiros. É o manicômio em que todos vivemos hoje.” Jan Svankmajer.  

É nessa delirante alegoria à sociedade contemporânea onde encontramos o jovem Jean Berlot (Pavel Liska), um rapaz assombrado por terríveis pesadelos. Berlot trava conhecimento com Marquiz que já falamos sobre, e inicia uma odisséia “terapêutica”, que o leva a um sanatório dominado pelos loucos. O filme é repleto de cenas cômicas também, que chegam a beirar o bizarro, um efeito proposital, a terapia preventiva do Marquiz por exemplo é bem fora do comum, ou mesmo a cena em que eles passam por uma ponte em uma carroça, quando em baixo dela mostram carros circulando (o que obviamente tira qualquer noção de tempo do filme e mostra como os problemas sociais são algo atemporal, mesmo que evoluam e tomem outras formas de acordo com a história). Cenas como essas atingem de diversas formas o publico, e apesar de ir contra a afirmação do cineasta, esse é um filme que transpira arte tanto quanto transpira filosofia.


Um filme de terror filosófico, segundo o próprio cineasta checo, debochado, sátiro, e crítico, com relação a fé dos homens, a manipulação, e a repressão que sofremos por conceitos pré determinados. Mostra tambem que todo lado extremista é nocivo, e comprova teses minhas mesmo de que a liberdade absoluta é algo impossível e fora de controle. Bem sem mais delongas eu realmente espero que baixem e curtam um dos melhore diretores do cinema mundial que conheci nos últimos tempos. Bom filme !!


DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário