quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estamos Todos Bem - 1990

Cineasta: Giuseppe Tornatore
Gênero: Drama
Origem: Itália
Áudio: Italiano
Legenda: Português
Formato: Rmvb


Salve !! Marcello Mastroianni, foi um dos melhores atores do cinema mundial, participando de mais de 150 filmes ( e eu que esperava completar a filmografia dele rápido), e até mesmo no fim de sua vida conseguiu protagonizar histórias lindas. Imaginem somar sua competência com a sensibilidade aflorada de Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso), pois é, vendo o filme de hoje, só paro pra pensar, em como eles deveriam ter tido mais tempo juntos, mais trabalhos, assim como Mastroianni com Fellini, a maior dupla do cinema italiano. Vamos a sinopse depois comentamos um pouco mais.

Desde criança o aposentado Matteo Scuro amava a ópera e sonhava viajar pelo mundo. Agora sua chance de viajar chegou. Sempre no seu aniversário, os filhos de Matteo vêm de todos os cantos da Itália para vê-lo. Neste ano, um a um, eles cancelaram sua viagem anual. Então, com um pequeno sorriso no rosto e uma pequena mala, Matteo atravessa a Itália para visitar a todos. Mas o que no início parece ser uma aventura excitante logo se torna uma jornada de desencontros e surpresas, onde ele descobre como realmente vivem seus filhos que achava que conhecia.

No meu ultimo post, envolvendo Tornatore, escrevi que só esperava grandes trabalhos provindos de sua direção de lá pra frente, e não me arrependo até agora do que disse, ele parece trabalhar o drama como nenhum outro, não enfatizando em críticas, mas trabalhando afetividade, tempo, nostalgia, e tantas outras relações inter pessoais por causa e conseqüência de ações ou anseios. De fato um foco narrativo mais dramático, de inteligência simplista, importando mais o modo como o filme é costurado, e as conclusões de determinadas ações, do que uma espécie de grito existencialista de outros gênios do cinema. Isso não é ruim em momento algum, é tudo uma questão de escolha e proposta. Um cinema feito para o entretenimento, com alguns clichês(pra tudo que foi feito até os dias de hoje), como o abandono familiar ao idoso, o reflexo da educação de seus filhos na infância, mas isso somam como aperitivos para uma boa história, e o modo como ela é costurada é ainda mais importante, simples, bela, com um toque sonhador ao pensamento cego de um pai por seus filhos, que cai com a realidade daquilo que ele preferia não ter visto. Nostalgia e beleza parecem ser dois atributos levados a sério por Tornatore. Todo essa construção só poderia contar com uma fotografia muito bem trabalhada (é uma pena que a qualidade do vídeo não esteja 100%, mas é o único disponivel), tomadas que focam bem a emoção de Matteo, e particularmente falando a apetitosa viagem por cidades da Itália, mesmo que elas tenha sido exploradas em seus lados mais confusos e escuros, para dar mais enfase a confusão da vida dos filhos do protagonista. Bem é isso, um bom filme !!

4 comentários:

  1. Esse filme tava passando no telecine cult um dia desses. nao pude ver. mas vi q teria valido mto a pena. aliás, a vista :) lembro de uma parte em q o mastroianni se encontra com uma mulher. aí primeiro ele a ve mulher, depois em outra rápida tomada ele a ve como uma menina. agora posso ver, graças ao post o/ mto obrigado! o/

    ResponderExcluir
  2. Opa, bom filme, aposto que vai gostar !! Se não segue ainda, siga o blog, nos incentiva a postar grandes filmes. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Tentei baixar o filme, mas fui direcionado para outro site e não consegui baixar. Estou desesperado, vi esse filme nos anos 90 em VHS e me apaixonei. Será que consigo baixa lo pelo Megaupload?

    ResponderExcluir
  4. Cronista, o primeiro link que aparece é de um protetor de downloads, vc não precisa se cadastrar nem nada, é só pra conseguirmos manter o link por mais tempo. Qnd vc ver a pagina, é só clicar em Continue e entrará na pagina do Megaupload.

    ResponderExcluir