quinta-feira, 5 de maio de 2011

Comida - 1992

Cineasta: Jan Svankmajer
Gênero: Animação/ Trash
Origem: República Checa
Duração: 17min
Formato: Rmvb
Tamanho: 84mb

Salve !! Voltamos a falar de Jan Svanknajer, o mestre do stop motion, o que passa a ser mais evidente nesse post. É claro que os outros filmes que postei do diretor são ótimos, contudo Food é um curta que foi feito totalmente na técnica, sendo uma animação de alto nível. Svankmajer é inclusive um dos cineastas que influenciaram Tim Burton na sua arte, e isso é se explica fácil, o checo é tão bom em termos técnicos quanto no quesito criatividade. Bem vamos a uma sinopse seguida de um comentário conjunto dos três atos desse curta.

Tendo a comida como tema principal, o filme se desenvolve em três níveis, do mais pobre ao mais rico, mas fazendo sempre uma alegoria surrealista. Em ‘Breakfast’, a primeira parte da trilogia, os atores viram máquinas que vendem comida simples em pratos e copos de papel, e vão se sendo substituídos por quem consome a comida. No segundo dois homens não são atendidos pelo garçom em um restaurante, com isso vão comendo tudo ao redor. Já em ‘Dinner’, último filme, o ator está num caro restaurante preparando seu prato com a infinidade de condimentos que ele tem ao seu dispor.

Completamente surrealista e bizarro, Jan Svankmajer impressiona com a sua técnica e acima de tudo originalidade, cada filme tem uma certa mensagem, mas para resumir isso, todas se direcionam ao consumismo, no primeiro curta de uma forma bem inusitada, os homens que consomem jogam tudo no chão, de uma forma bem porca, isso vai se acumulando, mostrando o homem como uma maquina de consumo, crítica direta e nítida. No segundo ato e no terceiro a coisa continua tão bizarra quanto, são coisas que realmente não imaginamos, mas que refletem o comportamento egoísta e impulsivo de cada ser, mas vale a pena assistir, e não ler minhas divagações. Desejo um bom curta a todos, e recomendo de forma veemente que nada exibido seja reproduzido em casa ! HAHAHA. Bom filme !!

Um comentário: