terça-feira, 12 de abril de 2011

Vermelho como o Céu - 2006

Direção: Cristiano Bortone
Gênero: Drama
Origem: Itália
Idioma: Italiano
Legenda: Pt-Br
Duração: 96 min


Cinema italiano, voltamos para os seus braços !! Salve !! Hoje eu tenho a honra de trazer um drama italiano belíssimo. Eu já devo ter comentado em outro post sobre a paixão dos filmes italianos, o que ao meu ver quebra qualquer julgamento referente ao melodrama. Sendo assim eu entendo que Vermelho como o Céu não comete excessos, emociona do começo ao fim, de uma forma construtiva Talvez o único deslize seja referente a ser baseado em fatos reais, algo que acho desnecessário, pois ai sim passamos a reparar no quão apelativa foram as imposições nas bases do drama. Prefiro excluir isso da mente, passar por cima com uma ignorância positiva.  Julgo necessário uma sinopse para continarmos

Mirco  é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras.

Clichês a parte, como dificuldades físicas e superação, ou relações em que é necessário vencer as diferenças, o filme tem um atributo a mais, tudo é belo, bem detalhado, contando com uma fotografia privilegiada, afinal estamos falando de Itália, não é necessário muito para ser fazer um filme estéticamente belo, ainda mais relembrando os anos 70, aonde a nossa história toma vida. Voltando ao roteiro, mesmo que já conheçamos filmes a mesma raiz, Vermelho como o Céu é feito em dosagens leves, chegamos a nos comover, ao mesmo tempo que vemos nossos personagens desenvolvidos ao ponto de tudo parecer completamente normal, a cegueira não é um obstáculo, mas uma forma de buscar novas sensações. É isso, nosso filme de hoje fala sobre sensações acima de sentimentos, cada toque, a musica, a criatividade, tudo isso é submetido a aprovação do espectador, sem muita dificuldade. Borlone se saiu muito bem com o seu objetivo, arrebatar os espectadores, diferente de Fellini o diretor que me motivou a falar do cinema italiano, que busca confrontar o público. Com 96 minutos de duração Vermelho como o Céu mesmo tratando de um drama, chega a ser leve, e como a solução do meu experimento o julgo como um trabalho apaixonante. NOssa eu não pensei ser tão difícil definir esse longa. Ficou meio as escuras, fazendo referência ao próprio motivo de nossa divagação. Sem mais, espero que gostem !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário