terça-feira, 26 de abril de 2011

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain - 2001


NOME ORIGINAL: Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain
DIRETOR: Jean-Pierre Jeneut
GÊNERO: Drama/Comédia
ORIGEM: França
ÁUDIO: Francês
LEGENDA: Pt-Br
DURAÇÃO: 122 Min
COR: Colorido
FORMATO: Rmvb
TAMANHO: 413 Mb


Uma deliciosa experiência aos olhos, o filme encanta tão facilmente que é impossível não se aventurar com a imaginação da personagem Amélie. O diretor do longa francês, Jean-Pierre Jeunet, nos leva a uma história simples que, por meio da imaginação de Amélie Poulain e da graciosidade da Direção de Fotografia (que fica por conta de Bruno Delbonnel), fazendo do filme um dos maiores sucessos do cinema francês.

Contando um pouco do roteiro, Amélie Poulain é uma jovem moça que, com uma infância diferente e a perca de sua mãe enquanto ainda era uma criança, consegue criar um fabuloso mundo dentro de sua mente que permanece intacto até ficar adulta e se mudar para um bairro parisiense chamado Montmartre. Ela trabalha como garçonete e nada muda até descobrir um pequeno “esconderijo” onde estava guardada uma caixa de recordações do antigo dono de seu apartamento. Determinada a encontrá-lo e devolver suas recordações, Amélie procura entre seus vizinhos e conhece os mesmo um pouco mais. Logo após devolver, a sensação que a protagonista tem é de que encontrou uma razão pra si e que essa era a de ajudar os outros. Envolvida em suas aventuras ela tem a chance então de encontrar o amor.

Mais uma vez, um roteiro simples, mas que pelo jeito que o enredo nos convida a ter a percepção de Amélie o filme se torna realmente incrível. O modo como a vida é contada, a mescla de inocência e imaginação, o acaso, as lembranças são todas ritmadas para conduzir ao êxtase final. Mais uma vez também, uma graciosa direção de fotografia, que dá brilho a cada sentimento das personagens e realmente transforma o cenário em um mundo fabuloso, usando o contraste do vermelho e o verde que nunca combinaram tanto. Fora a talentosa Audrey Tatou, que ganhou notoriedade internacional com esse longa e desde então, está muito presente no cinema francês e em grandes filmagens como “O Código Da Vinci” e “Coco Antes de Chanel”.
Um longa mágico que dá gosto de ver. Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário