segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fale com Ela - 2002

Cineasta: Pedro Almodóvar
Gênero: Drama
Origem: Espanha
Áudio: Espanhol
Legenda: Português
Formato: Rmvb




Salve !! Faz tempo que não falamos de Almodóvar aqui no blog, não é mesmo ? Então eu decidi voltar com o que julgo ser o melhor de sua filmografia. Fale com Ela, segue a mesma linha dos filmes anteriores do cineasta espanhol, trata de relacionamentos, mas dessa vez de uma forma totalmente original. O ponto de vista da trama é absolutamente feminista, contudo o mais engraçado é que as duas mulheres principais da trama estão em coma.  O climax começa justamente ai, e na dificuldade de dois homens em lidarem com a situação de suas amadas. Julgo necessário uma sinopse para um comentário mais detalhado.

Benigno e Marco, dois desconhecidos que acabam virando amigos por uma situação em comum: enquanto esperam com toda a esperança possível as mulheres por quem são apaixonados, – Alicia e Lydia – saírem do estado de coma do hospital, acabam tendo uma afinidade muito grande. O interessante disso é que Benigno e Marco, enquanto amigos, possuem idéias bastante distintas em se tratando de suas amadas: Benigno possue uma espécie de amor platônico por Alicia, pois apaixonou-se sem ter tido tempo de ser correspondido, antes do acidente dela; Já Marco, após o acidente, não sabe bem de seus sentimentos com relação a Lydia, e não sabe como ser util em sua internação no hospital. Benigno insiste que a solução para o tempo de espera é falar com elas. 

Almodóvar alcançou maturidade tamanha para falar de estupro, tragédia, amor doentio de forma singular, ao passo em que o drama não seja exagerado, apenas os acontecimentos geralmente impossíveis que ele coloca tão bem em grande parte dos seus longas, contudo dessa vez de forma mais acometida. Aliás para tratar de estupro ele até introduz um filme mudo de 7 minutos, para mortificar a sensação com relação ao seu personagem, um trabalho lindo, uma forma de poetizar, que poderia ser considerada absurda, se não fosse através do olhar único do diretor.  Ainda com a ajuda dos flashbacks podemos compreender tudo que envolve a trama, complementando assim um roteiro bem construído e personagens marcantes, isso com certeza nos leva ao ponto de perceber que o cinema europeu e o próprio cinema latino, visa muito mais seus personagens do que o cinema norte-americano, aliás falando em latino, destaco a participação de Caetano Veloso, em um dos momentos flashback. Um ponto a mais para a nossa investida no cinema alternativo. Bem sem muito mais o que dizer, eu realmente espero que gostem, um bom filme !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário